20.8 C
Poços de Caldas
Publicidade

Conheça Poços: Instituto Moreira Salles

- Publicidade -
IMS-Poços de Caldas tem um conjunto formado por pavilhão com mais de 1.000 m² de área expositiva (Foto: Divulgação)

Em agosto de 1992 Poços de Caldas recebeu o primeiro centro cultural do Instituto Moreira Salles (IMS). A cidade foi escolhida pelo próprio embaixador Walther Moreira Salles, como forma de homenagear a região onde sua família se estabeleceu em 1918.

Hoje, com mais duas sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, o IMS-Poços de Caldas tem um conjunto formado por  pavilhão com mais de 1.000 m² de área expositiva e também conta com o centenário Chalé Cristiano Osório, projetado e construído em 1894. Ele foi inteiramente restaurado e hoje abriga mostras de artistas de Poços de Caldas e cidades próximas.

Segundo o coordenador do IMS Haroldo Gessoni, o Instituto chegou a Poços trazendo um diferencial à cultura da cidade. “2017 foi um ano especial para o Instituto, pois comemoramos 25 anos. Sabemos que o IMS foi um presente para Poços e a implantação foi um diferencial muito grande para área cultural da cidade, pois trouxe várias formas de culturas pra cá como música, exposição, cinema, artes e literatura”, salienta Gessoni.

Desde que chegou a Poços, a política cultural do IMS-Poços opera em duas vertentes. A primeira, de fora para dentro, com mostras de artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Guignard e outros; palestras de escritores como Lygia Fagundes Telles, Ignácio de Loyola Brandão, Ana Miranda e Affonso Romano de Sant’Anna; e apresentações de nomes como Flávio Varani, Turíbio Santos (na música clássica), Ná Ozzetti, Alaíde Costa e Cida Moreira (no repertório popular).

A segunda, de dentro para fora, fomenta a produção local, tendo publicado obras como a do escritor Jurandir Ferreira, além de colaborado com a formação de concertistas e artistas plásticos.

O IMS fica na rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados e funciona de terça a domingo, das 13h às 19h. O telefone é (35) 3722-2776.

Para conhecer um pouco mais sobre o Instituto, acesse o site:  www.ims.com.br

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já