16.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

Estudantes produzem curta sobre suicídio

- Publicidade -
Grupo venceu a edição 2017 do prêmio (foto: divulgação).

O vencedor do Prêmio Glauber Rocha 2017, do Colégio Municipal Doutor José Vargas de Souza, foi o curta-metragem “A Pequena Borboleta”. O concurso, tradicional na escola, desta vez premiou o curta dirigido pela estudante Marina Gianelli, que tratou o suicídio de forma sensível.

Marina, que também é roteirista e responsável pela edição e fotografia da produção, afirma que a escolha do tema coincidiu com a campanha Setembro Amarelo, que serviu de inspiração para o cartaz. “Estávamos pensando em criar algo sobre a depressão, logo as ideias foram surgindo e deixamos em destaque o suicídio, pois sabemos que depressão não é uma fase e sim uma doença, que pode ser curada”, comenta.

O vídeo mostra a vida da personagem que enfrenta a depressão e o drama sobre tirar a própria vida. “Quando começamos a gravar queria deixar com um duplo sentido no final, será que ela realmente morreu?”, explica.

Muito mais do que colocar o assunto em discussão, “A Pequena Borboleta” transmite uma delicada mensagem de esperança, desde a escolha do nome. “Fui fazer uma caminhada ao som de “Comptine d’Un Autre été- Amélie” e me sentei para descansar. Olhei para o horizonte e vi uma pequena borboleta voando e queria me sentir, por um momento, uma borboleta, e voar todos os dias degustando a vista, sempre com a brisa nas minhas asas. Voltei a caminhar e ela havia pousado no meu ombro. Eu assustei e a espantei, ela parou na árvore eu e pensei “por que não?”.

A premiação aconteceu dia sete de setembro. Confira na íntegra o filme,  realizado também pelos estudantes Sabrina Silva Palazi Golveia, Raquel Bezerra Aureliano, Ana Laura Bessoni, Camiliana Gonçalves de Souza e Carlos Albino:

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já