O Recanto Japonês

Rafael E. Henrique

O Recanto Japonês é um dos pontos turístico que encantam diversas pessoas que passam pela cidade. O seu agradável ambiente exala uma paz e tranquilidade que interliga as pessoas diretamente com a natureza.

O seu belo jardim foi projetado pelo paisagista Katsuji Nagao e pelo arquiteto Tomio Kimura. A construção foi iniciada nos anos 70. Mas o ponto turístico nem sempre foi conhecido como uma réplica de jardim nipônico. Inicialmente o lugar era conhecido por possuir a primeira caixa d’água do município. Vejam nesta comparação entre 1920 e 2017 da entrada do lugar:

O lugar também tinha um ponto turístico chamado “Recanto das Borboletas” e o “Restaurante Caixa D’água”, onde tivemos a presença de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Arnon de Mello (pai de Fernando Collor), Zito Bernardes e Nico Duarte, dono do Cassino Ao Ponto em 1943.

Então quando chegou em 20 de setembro de 1975, através de uma iniciativa da prefeitura e da Fertilizantes Mitsui S/A, o lugar foi fundado como “Recanto Japonês”, como uma homenagem da empresa, que é de origem japonesa, à cidade de Poços de Caldas.

O lugar passou a ter um belo jardim, nascente e lagos de água cristalina contendo carpas, lampiões e plantas típicas, uma Fonte dos Três Desejos, para você fazer seus pedidos de prosperidade e um quiosque que é uma réplica do Manj-Tei, que existiu nos jardins do palácio imperial japonês. Por fim também passou a ter uma Casa de Chá, em que teve materiais de madeira, trazidos diretamente do Japão e que foram montados sem haver nenhum prego ou parafuso. Tudo era madeira encaixada.

Desde 2011 o lugar passou a estar em situação de abandono, pois o dinheiro que poderia ser usado para revitalização não foi usado e há tempos é cobrado para ter maior segurança do lugar, mas mesmo assim o lugar não teve uma atenção desejável.

Antigamente era possível as pessoas entrarem na Casa de Chá. Ali havia a tradicional “Cerimônia do Chá”. Mas com o tempo nem mesmo isso era possível, o que perdeu total característica da casa.

Como resultado de tudo isso, em 29 de agosto de 2016 um terrível crime contra o patrimônio ocorreu neste dia. A Casa de Chá, que foi trazida diretamente do Japão, foi incendiada. Este crime deixou este vazio e triste cenário:

212.jpg

Somente depois de ter ocorrido este grave problema que o lugar passou a ser tombado (protegido por lei para que sejam preservadas todas as suas características). E agora há o interesse de concessão de uso do ponto turístico para a “Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas”, para que o lugar seja revitalizado, resgatado, valorizado e para que seja difundida a cultura japonesa aos moradores e turistas.

No momento o lugar está passando por um processo de terceirização e esperamos que a partir de agora o Recanto volte a ser bem cuidado para que continue encantando a todos os seus visitantes.

*Rafael E. Henrique é formado em Ciências da Computação em São José dos Campos e também tem uma paixão por história e fotografia, o que o levou a criar o site Resgatando Cidades e o Resgatando Poços de Caldas para mostrar comparações e pesquisas sobre o passado da cidade com a intenção de incentivar a sua preservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *