Escritores e público destacam importância do Flipoços em web documentário

Últimas Notícias
Vídeo conta com depoimento dos convidados do evento (foto: divulgação).

Já preparando a 13ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas (MG), a GSC Eventos Especiais lança o web documentário do Flipoços 2017, com 31 entrevistas de escritores, editores, expositores, visitantes e convidados, que contam como o evento muda suas vidas.

Gravado durante os 9 dias do evento, que contou com mais de 80 convidados e 120 atividades que aconteceram em múltiplos espaços, o material audiovisual soma pouco mais de 13 minutos e reforça a importância do evento para o país, especialmente no âmbito literário e educacional.

O web documentário contou com a coordenação de Gisele Corrêa Ferreira, organizadora e curadora do evento e teve a parceria e apoio da Ciclo Comunicação, com a captação de imagens feita por Julian Ricci e Rodrigo Fonseca, edição de Rogério Fonseca e produção e entrevistas de Jéssica Balbino.

Segundo o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Osvaldo, o Flipoços é significativo para o país. “É um evento fundamental, que valoriza o livro, a leitura e está ligado às dimensões da educação, lazer, entretenimento e turismo neste grande eixo da cultura”, comentou.

https://www.youtube.com/watch?v=Cs8iHf_zg0o

Neste ano o festival literário teve como destaque a vinda de uma comitiva composta por escritores moçambicanos, entre eles Ungulani Ba Ka Khosa, Mbate Pedro, Sangare Okapi, Paulina Chiziane, Lucílio Manjate, Dany Wambire e Rui Laranjeira. Alguns deles com declarações no vídeo, como o premiado Lucílio Manjate. “É muita emoção, mas é uma emoção que vale a pena viver. É muito trabalho também. Eu acho que nós, como moçambicanos vamos levar essa experiência para Moçambique. Acho que do ponto de vista organizacional é uma coisa muito bem feita, muito bem coordenada. É fantástica a relação que o Flipoços tem com as escolas e universidades”, ressaltou.

O patrono do evento, o amazonense Milton Hatoum também falou da importância do Flipoços. “O festival já é um evento consolidado e a importância dele para Minas Gerais e São Paulo, toda essa região é fundamental”, falou.

Já o premiado autor português, Afonso Cruz, destacou a importância do contato com o público e com os leitores, oferecida pelo festival. “O contato entre nós é muito importante. É ótimo que existam essas coisas, que efetivamente nos aproxima”, disse.

O vídeo destacou ainda momentos importantes, como o lançamento do livro “Em Nome dos Pais”, do jornalista Matheus Leitão, que esteve no evento acompanhado pela mãe, Míriam Leitão e pelo irmão, Valdimir Netto, com quem dividiu uma roda de conversa e falou sobre a história da própria família, contida no livro. “Foi muito emocionante estar aqui com meus filhos. Foi uma correria na editora para o livro ficar pronto e estar aqui, mas foi lindo”, declarou.

Para Gisele Corrêa Ferreira, organizadora do evento, o web documentário sintetiza e registra os momentos vividos durante o festival deste ano. “O Flipoços é sempre muito intenso. Fazemos o evento com muito amor e paixão e o vídeo traduz isso. Ele é uma parte, um resumo do que aconteceu na cidade durante 9 dias preenchidos com o melhor da literatura brasileira e lusófona. É muito bom poder rever estes momentos que foram eternizados em imagens e o mais bacana é saber que nosso encontro mexe e mobiliza tantas pessoas. Já estamos trabalhando para fazer um festival ainda melhor em 2018”, destacou.

O Flipoços

O Flipoços 2017 e a 12ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas contaram com o patrocínio do Grupo DME, Prefeitura Municipal, Mineração Curimbaba, CBA Votorantim, Supervale, Codemig, Grupo Outcenter e Fribax e EPTV Sul de Minas. Parceria Cultural Sesc. Apoio IMS, Leiturinha, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Embaixada de Moçambique no Brasil, Camões Instituto de Línguas e Cooperação, CPCLP – Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, Instituto Pró-Livro, ACIA Poços, Senac, Poços Convention, ANL – Associação Nacional das Livrarias, Secretarias de Estado da Cultura, Turismo, Relações Internacionais e Educação. Realização GSC Eventos Especiais.

A data para o Flipoços em 2018 já foi definida. O evento vai acontecer entre os dias 28 de abril e 06 de maio. O tema será “A literatura e outros saberes”. Mais informações podem ser acessadas pelo www.flipocos.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa GSC Eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *