16.7 C
Poços de Caldas
Publicidade

Flipoços divulga programação completa no site

- Publicidade -
Flipocinhos volta à programação do Flipoços (foto: divulgação).

A organização da 12ª edição da Feira Nacional do Livro e do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que acontece entre os dias 29 de abril e 7 de maio no Espaço Cultural da Urca, vai disponibilizar a programação completa do encontro no site oficial, a partir da noite desta sexta-feira (3). Quem quiser conferir os convidados e eventos do Festival pode entrar neste link.

Com o tema “Minha vida é um Romance – Policial, Suspense, Drama ou Aventura: Qual é o seu?”, o encontro abre o calendário anual de festivais do gênero no país e trará para Poços de Caldas autores nacionais e internacionais, além de novidades na programação, como uma festa de abertura “Flipoços, Levedo & Letras” com shows para convidados e autores que já estiverem na cidade, logo após a solenidade de abertura, dia 29 de abril, na área externa das árvores. Outra novidade, é a parceria firmada com o clube de livros infantis, Leiturinha, que montará um espaço exclusivo e lúdico para recreação, relaxamento e sobretudo, para os pais ficarem com os filhos lendo livrinhos.

São esperadas mais de 50 mil pessoas ao longo dos nove dias de evento, que poderão aproveitar, além dos já consagrados encontros com os autores, outras atrações do Festival como o Espaço Sesc Flipocinhos (que mais uma vez montará um espaço super decorado e com muitas atividades culturais e literárias para as crianças pequenas), Encontro de Educação (já em sua 7ª. edição voltado para profissionais da área),  Encontro do Hip Hop e Arte da Periferia (em sua 6ª. edição e com grandes nomes), Mostra de Cinema Flipoços, Ciclo espiritual,  Encontro com Escritores de Língua Lusófona, Ciclo de Literatura Letras e Sabores, Exposição de Artes, dentre outros.

Além disso, com o Circuito Pegada Literária, o Flipoços pretende realizar atividades com vários autores em espaços como o Museu Histórico e Geográfico, o Presídio de Poços de Caldas, bibliotecas, cafés, restaurantes, cabine literária, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico-Rei  e ainda levar atrações e escritores para a zona rural do município, promovendo a literatura a diferentes espaços, fazendo com que toda a população seja inserida no clima do festival.

Entre os homenageados deste ano estão Milton Hatoum, como o patrono, Murilo Carvalho, como escritor sulfuroso, Moçambique, como o país e Amazonas como o estado, além do escritor estrangeiro, o renomado moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa. Está previsto também o lançamento do livro “Poços é uma festa – O olhar contemporâneo sobre a história literária da cidade”, uma antologia com textos inéditos de vários autores que estiveram no festival na 10ª. edição em 2015. A antologia é uma homenagem à Poços de Caldas, considerada uma das cidades mais literárias do Brasil.

O evento contará também com a presença de autores africanos, portugueses e grandes lançamentos nacionais, que ainda estão em fase de negociação. “Sempre apostamos na diversidade de atrações e temos acertado. Neste ano, teremos uma ampla programação, com diferentes atrações diárias no nosso encontro. Algumas ainda estão em fase de negociação, mas toda a programação já pode ser conferida no nosso site”, destacou Gisele Ferreira, diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o Flipoços.

Campanha doe um livro

Os ingressos para participação das palestras master no Flipoços são trocados por 1 livro de literatura em bom estado. Cada livro vale 1 ingresso. As trocas serão feitas a partir de 20 de março. Essas obras serão encaminhadas para entidades educacionais e assistenciais de Poços de Caldas e região. A programação do Flipoços 2017 pode ser conferida no site do festival www.flipocos.com e também pelas redes sociais na página Feira do Livro/Flipoços. O Flipoços 2017 e a 12ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas contam com o patrocínio do Grupo DME, Prefeitura Municipal, Mineração Curimbaba, CBA Votorantim, Supervale e EPTV Sul de Minas. Parceria Cultural Sesc. Apoio IMS, Leiturinha, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Embaixada de Moçambique no Brasil, Camões Instituto de Línguas e Cooperação, CPCLP – Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, Instituto Pró-Livro, ACIA Poços, Senac, Poços Convention, ANL – Associação Nacional das Livrarias, Secretarias de Estado da Cultura, Turismo, Relações Internacionais e Educação. Realização GSC Eventos Especiais. Informações pelo (35) 3697 1551.

 

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já