15.9 C
Poços de Caldas
Publicidade

Pão e Circo se apresenta no Carna Rock do NY Pub

- Publicidade -
Da esquerda para direita: Alexandre Nader, Giovane Brito, João Paulo Ayres, Danilo Bareiro, Rodrigo Almeida. Luís Prata e Renato Gaiga (foto: divulgação).

Como parte da programação do Carna Rock do New York Pub em Poços de Caldas, Pão e Circo se apresenta na terça-feira (27). A casa abre às 22 horas e está sujeita a lotação determinada. No mesmo dia haverá também apresentação da banda Old Chevy (vintage rock) e discotecagem com DJ Xandão. Os ingressos antecipados estão sendo vendidos no Âncora Cofffee House (Rua Rio Grande do Sul, nº 1102, Centro).

Esta será a primeira apresentação da Pão e Circo em Poços neste ano de 2017. A proposta é recuperar a cultura das fanfarras e bandas marciais, utilizando músicas que mesclam rock e sons eletrônicos com marchas e dobrados.

Carnaval também é época de ouvir o bom e velho rock’nroll, então o convite é para aqueles que buscam uma programação alternativa e diferenciada. A apresentação conta com repertório autoral, notadamente composto em grande parte por músicas inéditas, que farão parte do segundo álbum da banda e que se encontra em fase de produção, proporcionando, assim, uma experiência única ao público.

História

O Pão e Circo foi formado em 2008 por quatro músicos de Poços de Caldas e tinha como objetivo se tornar parte do cenário da música autoral da cidade. Na busca por referências rítmicas eles encontraram inspiração nas bandas marciais, de coretos e em bandas de fanfarra, que tocam marchas e dobrados – sendo este último um ritmo exclusivamente nacional, uma vez que Brasil possui grandes compositores de dobrados, como Joaquim Naegele e Pedro Salgado.

A banda utiliza de uma mescla de rock’nroll, cultura circense e de fanfarra para atrair os jovens e trazer a tona o interesse pelos aspectos culturais de Poços de Caldas. As canções misturam ritmos do início do século XX com blues, rock e sons eletrônicos, valorizando os instrumentos de sopro.

Pão e Circo se apresenta no NY Pub (foto: divulgação).

Coreto

A banda está em fase de captação de recursos para o projeto Pão e Circo no Coreto, que foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura e agora precisa do incentivo de empresas locais para viabilizar as apresentações. As empresas incentivadoras podem repassar parte do imposto devido (ISS) para o projeto, e além de fomentar a cultura local tem em contrapartida marketing gratuito.

Outras duas apresentações já estão garantidas para o ano com o patrocínio do Grupo DME e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, com data a ser definida oportunamente.

A proposta é conseguir viabilizar apresentações em coretos de diferentes cidades da região e para isso a produção está em busca de parcerias, além de estar preparando a inscrição projetos em editais específicos e leis de incentivo, como é o da Rouanet, levando assim a tradição da música do coreto de Poços de Caldas para toda Minas Gerais e outros Estados.

CD

O primeiro disco do grupo, lançado em 2012 e com 9 faixas, foi inteiramente produzido, gravado e mixado em um home studio improvisado na casa de um dos integrantes. Já em fevereiro de 2014 o grupo lançou o primeiro videoclipe de animação, viabilizado pelo Projeto Federal de Lei de Incentivo à Cultura, financiado pelo Grupo Curimbaba e Climepe Total e produzido pela Buba Filmes. Em agosto de 2016 foi feito o lançamento do disco nas plataformas digitais como o Spotify, Deezer, iTunes, entre outras.

Atualmente eles trabalham na produção do segundo disco autoral, que deve ser lançado em breve.

Mais

A banda hoje é composta por seis músicos: Alexandre Nader (baixo), Danilo Bareiro (vocal), Giovane Brito (trompete), João Paulo Ayres (bateria), Luis Prata (trombone) e Renato Gaiga (guitarra), com a gestão cultural feita por Chiara Carvalho.

O grupo segue o estilo independente e utiliza de apoios municipais e patrocínios para realização das apresentações, produção de CDs e videoclipes.

Para apoiar e conhecer melhor o trabalho do Pão e Circo acesse o site ou a página do Facebook.

 

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já