16.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

Poços traz três exposições para os amantes das artes visuais

- Publicidade -

Para os amantes de fotografia e pintura, a cidade está cheia de programas legais para o final de semana. Listamos aqui três exposições com entrada gratuita para quem quer contemplar obras de arte nos próximos dias.

 

Do arquivo de um correspondente estrangeiro – Fotografias de Luciano Carneiro

Uma das obras de Carneiro, denominada "Homens em marcha", de 1958. Moscou, Rússia. (Foto Luciano Carneiro/ Acervo IMS)
“Homens em marcha”, de 1958. Moscou, Rússia. (Foto Luciano Carneiro/ Acervo IMS)

O Instituto Moreira Salles (IMS) recebe, a partir do próximo sábado (6), a exposição do fotojornalista cearense Luciano Carneiro, com 150 fotografias do final da década de 1940 e da década de 1950, período em que Carneiro atuou na revista O Cruzeiro. A mostra pretende difundir a visão de um talento ainda pouco conhecido na história da fotografia brasileira e permite um denso recorte do início do fotojornalismo moderno no país.

Carneiro documentou, em 1955, o trabalho humanista do dr. Albert Schweitzer na África – premiado três anos antes com o Nobel da Paz. Acompanhou a entrada de Fidel Castro e seus companheiros vitoriosos em Havana, em janeiro de 1959, e realizou ainda reportagens no Japão, na Rússia e no Egito de Gamal Abdel Nasser, presidente daquele país de 1954 até 1970. No Brasil, realizou matérias sobre jangadeiros, posseiros, a seca no Nordeste, a herança do cangaço, as lutas estudantis e ainda diversas matérias reunidas na seção “Do arquivo de um correspondente estrangeiro” na revista O Cruzeiro, da qual era titular e onde expressava livremente suas opiniões.

A exposição fica no Instituto Moreira Salles até o dia 20 de novembro e pode ser visitada de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 19h. O IMS fica na Rua Teresópolis, 90, no Jardim dos Estados.

 

Pinturas em óleo sobre tela de Valdir Felix Sabino

Pintura em óleo sobre tela de Valdir Felix Sabino
Uma das pinturas de Sabino que ficarão expostas no  Shopping Poços de Caldas até dia 31 de agosto

Já estão sendo expostas no segundo piso do Shopping Poços de Caldas as telas do artista plástico Valdir Felix Sabino. Ao longo de sua carreira já pintou mais de 2 mil quadros, sendo que 200 deles estão em poder de dois colecionadores.

As obras estão espalhadas mundo afora e foram expostas em países como Estados Unidos, Inglaterra, Áustria, Itália, Emirados Árabes e França, no Museu do Louvre. Em Poços, o trabalho de Sabino faz parte da exposição permanente do Museu Histórico e Geográfico.

A exposição das obras de Sabino permanecerá no Shopping até dia 31 de agosto e pode ser visitada todos os dias, das 10h às 22h.

 

Leitores Eu Vi, de Guga Sarges

Uma das fotos expostas na mostra do Paço das Águas, por Guga Sarges
Foto de Guga Sarges do projeto “Remição Pela Leitura”

Está sendo exposto, desde a última quarta-feira (3), no Paço do Saber, espaço cultural do Shopping Paço das Águas, a mostra de fotografias “Leitores Eu Vi – Uma Experiência de Leitura no Presídio de Poços de Caldas”, de Guga Sarges. A exposição traz fotografias de detentos do presídio poços caldense interagindo com livros, iniciativa do projeto “Remição Pela Leitura”, de Davidson Sepini Gonçalves. Através da leitura e resenha de livros, os presos podem reduzir suas penas em até quatro dias por livro. A exposição fica no local até o próximo dia 21 de agosto.

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já