‘Espaço Sesc Flipocinhos’ é destaque na Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas  

Feira do Livro Últimas Notícias

Cia. Santa Víscera é um dos grupos convidados (foto: Leo Neves/divulgação).
Cia. Santa Víscera é um dos grupos convidados (foto: Leo Neves/divulgação).

O Espaço Sesc Flipocinhos promete ser um dos principais atrativos da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, a Flipoços 2016. A feira está em sua 11ª edição e será realizada de 30 de abril a 8 de maio, no Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, Centro). A programação desenvolvida pelo Sesc para o evento é gratuita e especialmente pensada para o público infanto-juvenil.

Diversas ações estão previstas para todos os dias do evento. As atividades começam sempre às 9h e seguem até às 20h. A programação contempla apresentações teatrais, oficinas, contação de histórias e brincadeiras literárias. Variadas obras também estarão à disposição do público para leitura livre, por meio do projeto Livro ao Pé da Árvore, durante todo o período de realização da Flipoços.

Entre os destaques da programação do Espaço Sesc Flipocinhos estão iniciativas como Contação de histórias, atividade que tem como objetivo apresentar narrativas infantis ou contos populares para incentivar a leitura e aguçar a imaginação; e as Oficinas arte-educativas, que visam formar novos públicos para as áreas de arte e cultura, além de propiciar aprendizado, por meio de conteúdos ligados à diversidade cultural.

Programação

Circuitos Temáticos

Conectam intervenções brincantes, como pula-pula no plástico bolha, a hora do abraço, a hora do travesseiro, trenzinho mágico, entre outras, com a contação de histórias que, por sua vez, convida para uma oficina (também brincante) e por conseguinte para a experimentação de uma obra sensorial.

Tudo regado à simplicidade e à leveza das brincadeiras antigas.

Grupo Convidado: Instituto O Pequeno Pajé (Contagem/MG)

Dias 30/04 e 01/05, sessões livres entre 9h e 18h

De 2 a 6/04, sessões com foco no agendamento escolar às 8h, 9h, 10h,13h30, 14h30 e 15h30 Dias 7 e 08/05, sessões livres entre 9h e 18h Local: Espaço Flipocinhos

Teatro à La Carte

O espetáculo é realizado em espaços alternativos, e o público escolhe o que quer assistir em Cardápios de Cenas, composto por mais de 17 opções. No “menu” cenas como: O Pequeno Príncipe, As Aventuras do Capitão Tormenta, A Lenda da Cobra Grande, entre outras de escritores consagrados da literatura mundial, como: Érico Veríssimo, Saint-Exupéry, Anton Tchékhov, Luis Fernando Veríssimo, Gabriel Garcia Márquez, Harold Pinter, Dario Fo, Franca Rame, além de criações coletivas do grupo. O espetáculo dá ao espectador autonomia na escolha das cenas conforme o seu gosto.

Grupo Convidado: Cia. Santa Víscera (Santa Maria/RS e São Paulo/SP)

Dia 30/04, às 14h | Dia 01/05, às 16h | Dia 07/05, às 14h | Dia 08/05, às 14h Local: Espaço Flipocinhos

Amores, Bolos e Outras Aventuras

Em um universo infantil de inocência e amizade, em que impera a imaginação, duas crianças, Lia e Fredi, brincam de teatro na sua casa da árvore ao encenar a maior história de amor e aventura de todos os tempos, a obra-prima de William Shakespeare: Romeu e Julieta. E tudo isso numa tarde de domingo, enquanto esperam seu doce favorito ficar pronto, o delicioso bolo de amoras com cobertura de chocolate. O espetáculo resgata brincadeiras infantis. Uma celebração da imaginação e da criatividade das crianças.

Grupo Convidado: Cia. Santa Víscera (Santa Maria/RS, São Paulo/SP)

De 2 a 5/05, sessões com foco no agendamento escolar às 8h30, 10h30, 13h30 e 15h30 Local: Teatro Benigno Gaiga

Mostra dos cursos de arte e cultura

O Sesc oferece em várias unidades de Minas cursos de iniciação a diversas atividades artísticas. As aulas são ministradas por profissionais qualificados para promover a formação de pessoas de todas as idades. O objetivo é ambientar e estimular os participantes em relação à linguagem de seu interesse. A Mostra Sesc dos Cursos de Arte e Cultura será por meio de exposições de artes visuais e apresentações de música, dança e teatro dos participantes dos Cursos de Arte e Cultura do Sesc Poços de Caldas. Dias 30/04, 01/05, 07/05 e 08/05, às 17h30

Local: Espaço Flipocinhos

Entardecer com o escritor

O Projeto Entardecer com o Escritor foi criado pela GSC Eventos com início no Flipoços 2016 e tem como intuito promover o encontro do público com o escritor, como o próprio nome diz, no final da tarde. As atividades e os autores escolhidos para esse momento são iniciantes na arte da escrita e com temas voltados para o interesse do público adolescente e jovem.

Contação de História Musical Cada um do Seu Jeito

Com Nando Torres: cantor, poeta e compositor. Theodoro Brasil declara seu amor pela literatura desde que se entende por gente… Acima de tudo é um andarilho da luz, um buscador incessante das verdades espalhadas pelo cosmos. Dia 01/05, às 18h

Local: Espaço Flipocinhos

Operação Arcádia

Primeiro romance policial da escritora Carol Bonacim, que é ainda advogada. Seu livro narra a história de Diana Toledo, uma jovem delegada federal que comanda uma unidade da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado. O final desta história instigante e inusitado vale a pena conferir com a própria autora. Mediador: Luiz Biajoni, autor de Virgínia Berlim – Uma Experiência, Elvis & Madona – Uma Novela Lilás, A Comédia Mundana.

Dia 05/05, às 18h

Local: Espaço Flipocinhos

A Criação de uma História Fantástica em 5 Passos

Com o escritor de literatura fantástica Anderson Vitorello. Autor de Os Guerreiros do Universo, participou de três Bienais Internacionais do Livro e ministra palestras sobre o tema “livro e leitura”. Ele conversa com Fernando Ferraz, e juntos desvendam com o público as histórias incríveis desse estilo literário. Ferraz, escritor poços-caldense, lançou recentemente o livro Beijo Proibido.

Dia 06/05, às 18h

Local: Espaço Flipocinhos

Contação de Histórias de Terror

Com Antonio Voorhees. Desde a era H.P Lovecraft e Edgar Allan Poe até as escritas de hoje. Venha viajar com o autor nas imagens de terror.

Obs.: o autor solicita aos participantes de sua palestra a doação de um quilo de ração para cachorro. Dia 07/05, às 17h30

Local: Espaço Flipocinhos

Sobre o Festival

A Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas tem uma característica especial: promover o encontro dos mais variados públicos com a literatura através das mais variadas expressões artísticas. Além disso, em 2016, a programação vai ganhar mais um reforço no conteúdo, lançando o Circuito Cultural Literário Flipoços que pretende levar para mais quatro tendas externas, muita cultura, entretenimento, informação e diversão.

Entre os convidados com presença confirmada neste ano estão Adriana Carranca, Clóvis Bulcão, Paulo Lins, Regina Echeverria, Francisco Azevedo, Pedro Varoni de Carvalho, Alice Ruiz, Lúcia Bettencourt, Luiz Biajoni, Deborah Goldemberg, Mary Del Priore, Alex Sens e Mário Sérgio Cortella.

Serviço

Espaço Sesc Flipocinhos

Data: de 30 de abril a 8 de maio

Horário: 8h às 20h

Atividades: conforme programação

Local: Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, Centro – Poços de Caldas)

Entrada gratuita

Informações sobre o evento: (35) 2101-8950

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *