Programação do Julho Fest terá 162 atrações

Julho Fest
Julho Fest acontece de 9 a 26 de julho em diversos locais da cidade, inclusive nos bairros

A prefeitura de Poços divulgou a programação do Julho Fest 2015. Ao todo serão 162 atrações que acontecem entre 9 e 26 de julho em diversos locais da cidade, inclusive nos bairros. Entre os destaques estão os grupos teatrais Galpão, de Belo Horizonte (MG), e Ponto de Partida, de Barbacena (MG), o grupo folclórico Sarandeiros, o cantor Wilson Sideral e Nany People. A programação terá ainda o 8° Poços de Caldas Blues e Jazz Festival, o Festival Nacional de Humor, o Festival Nacional de Cinema e a Feira Mineira de Artesanato Rural.

Durante a coletiva de imprensa para o lançamento oficial da programação do Julho Fest, realizada na tarde desta segunda-feira, no Museu Histórico e Geográfico de Poços, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço destacou a importância da política de valorização dos artistas locais. “Procuramos incentivar o artista local, fazendo grandes espetáculos e deixando à disposição da nossa população e do turista. Além disso, insistimos na questão da descentralização das atrações, levando muitas delas também para os bairros”.

O Secretário de Cultura, João Alexandre Moura, destaca que as atrações do Julho Fest serão quase todas gratuitas, exceto algumas apresentações teatrais no Espaço Cultural da Urca. “Teremos preços populares para estas atrações”.

O gasto estimado do Julho Fest é de 300 mil reais. João Alexandre explica que o valor é 20% menor em relação ao ano passado. “Enxugamos o custo do Julho Fest, atendendo a recomendação do prefeito para todas as secretarias. Teremos redução na infraestrutura, com menos palcos pela cidade. Fizemos ainda parcerias com leis de incentivo para a contratação de algumas atrações, como o Wilson Sideral, que vem gratuitamente a Poços de Caldas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Teremos ainda dezenas de oficinas gratuitas na programação com grupos que vem se apresentar. Informaremos através da Secretaria de Comunicação quais serão essas oficinas e o período de inscrição”.

Confira aqui programação completa do Julho Fest 2015

 

Posse do Conselho de Política Cultural

DSC_5308
Votação ocorreu no dia 29 de maio e teve mais de 200 votantes.

Tomaram posse também na tarde desta segunda-feria os 22 membros do Conselho Municipal de Política Cultural e seus suplentes. A partir desta gestão o conselho passa a ser deliberativo, como parte das mudanças implantadas pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Sistema Municipal de Cultura. Os conselheiros participarão da elaboração do Plano Municipal de Cultura, da definição das pautas da agenda cultural e da gestão dos recursos do Fundo Municipal de Cultura.

João Alexandre explica que a votação ocorreu no dia 29 de maio e teve mais de 200 votantes. “Eles elegeram os seus representantes, que nos auxiliarão na construção coletiva da nossa cultura”.

Foram eleitos representantes dos segmentos de artesanato, artes plásticas, artes visuais, audiovisual, circo, cultura digital, cultura popular, dança, literatura, música e teatro. Além destes, há os representantes da administração municipal, como o secretário municipal de cultura, e indicados pelas secretarias de educação e turismo, entre outros.

O mandato da primeira gestão vai até o final de 2017, já que a lei que institui o novo conselho foi aprovada recentemente. Em seguida, o mandato passa a ser de quatro anos.

Para o prefeito, a participação da sociedade civil e dos artistas foi muito intensa.” Vejo a Secretaria de Cultura com uma formação muito democrática e nada mais correto e mais justo que tivesse a formação de um conselho que demonstre toda essa transparência e toda a vontade de trabalhar junto com a comunidade e com os artistas. Fico muito feliz por darmos mais este passo rumo à democracia plena também dentro da Secretaria de Cultura”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *