Escritora poços-caldense lança livro “Anos de Chumbo”

Literatura
"Anos de Chumbo" acompanha dois grupos universitários durante período da ditadura militar.
“Anos de Chumbo” acompanha dois grupos universitários durante período da ditadura militar (foto:arquivo pessoal)

A escritora poços-caldense Letícia Magalhães lança neste sábado (28) o terceiro livro da carreira, o romance “Anos de Chumbo”. Ambientada no período da ditadura militar, entre os anos 1968 e 1973, a história acompanha dois grupos universitários que lutam contra o regime.

Os personagens vivem nas cidades de São Paulo (SP) e Brasília (DF) e se envolvem nas atividades anti-ditadura, mas a autora conta que nem sempre são ideologicamente contra o regime. “Alguns têm motivos pessoais, como vontade de ir contra o conservadorismo da família, não gostar de um militar em particular, seguir as opiniões revolucionárias do namorado. Outros são pegos na roda-viva da agitação e têm de lidar com as consequências “.

A história ainda remete à censura, perseguição, luta por direitos iguais e mudanças de comportamento social. Sempre em um ritmo cinematográfico, já que a autora é cinéfila e crítica de cinema. A descrição minuciosa das cenas dá a ideia exata de figurino e cenário, para que o leitor consiga deixar o imaginário ainda mais rico. “Sempre imagino as cenas passando em minha mente como em um cinema particular e os personagens do livro acabam interpretados por atores, atrizes ou conhecidos meus. Além disso, como a ação acontece no passado, cito brevemente alguns filmes da época”, conta.

Letícia é colunista de três blogs sobre cinema
Letícia é colunista de três blogs sobre cinema (foto: arquivo pessoal)

A autora

Letícia Magalhães é historiadora e pós-graduanda na área de comunicação. Desde cedo mostrou interesse pela escrita, ganhando vários concursos e tendo seus trabalhos publicados em antologias. Lançou dois livros por meio de autopublicação (“Escritos de Garota – Contos, Crônicas e Poemas dos 7 aos 17” e “Crítica Retrô – Apontamentos de uma Jovem Cinéfila”) e o romance “Anos de Chumbo”. Atualmente mantém os blogs Crítica Retrô, sobre cinema clássico, e Diário de uma Quase-Escritora, sobre o difícil mundo da literatura, e é colunista dos sites Leia Literatura, Ambrosia e Filmes e Games.

Serviço

O quê: lançamento do livro “Anos de Chumbo”

Quando: 28 de março, das 17h às 20h

Onde: Chemical Coffee (Rua Barros Cobra, 271 – Centro – próximo ao Edifício Ônix)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *