Música nas Montanhas apresenta concerto com professores

Música nas Montanhas
Concertos gratuitos em teatros e diversos espaços alternativos integram uma agenda de alto nível (Foto: Carol Gobatto).
Concertos gratuitos em teatros e diversos espaços alternativos integram uma agenda de alto nível (Foto: Carol Gobatto).

Música erudita, sólida formação pedagógica e concertos gratuitos que lotam teatros e espaços alternativos, como asilos, hospitais e zona rural. Com este perfil o 16º Festival Música nas Montanhas (FMM) entra em sua segunda semana em Poços de Caldas (MG). A cidade mineira de cerca de 170 mil habitantes recebe cerca de 700 músicos vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior.

O evento teve início no dia 11 de janeiro e termina no próximo sábado (24), com programação intensa. Na noite desta quarta-feira (21), a série de concertos noturnos apresenta os Professores do Festival. Com o intuito de emocionar a plateia, o espetáculo preparou um programa surpresa, que pode ser conferido no Teatro Municipal da Urca, às 20h30, com entrada gratuita.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, com produção da Piùmosso e conta com patrocínio dos grupos DME, Curimbaba e Icasa, através do Ministério da Cultura e Lei Rouanet e do Governo do Estado de Minas Gerais e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Estados Unidos, Chile, França e Bolívia são exemplos de países atraídos pela grade de oficinas voltadas a todos os instrumentos orquestrais e canto. Em 16 anos, o FMM quadruplicou seu quadro de professores e teve a procura de alunos multiplicada por 10, desde sua primeira edição em 2000.

De acordo com sua diretora administrativa, Raquel Mantovani, a ampliação tão significativa é um saldo que surpreende a todos os envolvidos no evento.  “Dos cerca de 100 inscritos na primeira edição, jamais imaginamos que fossemos alcançar estas proporções, atraindo alunos e professores de todas as regiões do País, da Europa, Estados Unidos e América Latina. Este ano, a procura intensa pela grade de concertos e oficinas do Festival tem confirmado sua relevância no cenário brasileiro, o que nos deixa muito felizes. Celebramos ampliando a série de concertos para a comunidade, já que a acessibilidade sempre foi um compromisso. Vimos ainda que, cada vez mais, recebemos crianças instrumentistas, o que nos faz crer na importância de contribuir para a formação destes jovens”, informou.

Segundo Raquel, o público tem comparecido “em peso” a todos os concertos, abraçando a programação e aos músicos, que modificam a paisagem da cidade e ocupam praças e espaços diferenciados.  “O Festival demonstra o potencial de uma cidade no interior do país e sua relevância como irradiadora de cultura, no cenário nacional”, informou.

Agenda

Na programação, concertos gratuitos em teatros e diversos espaços alternativos integram uma agenda de alto nível, apresentando consagradas formações instrumentais e orquestrais, com artistas do cenário nacional e internacional. Os concertos dividem-se em quatro séries: Acadêmicos, Especiais, série Casa da Cultura e Museu , além da Série Noturna, sendo esta voltada a artistas e grupos de relevância no cenário brasileiro. Na primeira semana passaram pelos palcos do Festival grupos como o Ensemble SP, o Quarteto Camargo Guarnieri, a Camerara colombiana Ibagué, a música judaica do Ensemble Klezundheit, além do pianista Gilberto Tinetti e da mezzo-soprano Adriana Clis.

Ainda passarão pelos palcos do evento grandes solistas, como os violinistas Cármelo de Los Santos e Betina Stegmann, as classes de Canto e Grande Coro do Festival, sob regência de Regina Kinjo, além da Banda Sinfônica do Festival – sob regência de Mônica Giardini – e a Orquestra Sinfônica do evento, esta última regida pelo maestro Jean Reis.

Dentro da série de Concertos Especiais asilos, igrejas, hospitais, zona rural e outros locais diferenciados recebem professores e alunos do evento, que, através de uma iniciativa solidária, levam arte a quem não pode estar nas salas de concerto.

A programação completa da 16ª edição do Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no site do evento.

Fonte: Festival Música nas Montanhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *