Começa hoje exposição de fotos no IMS

Exposições
Exposição segue até fevereiro de 2015.
Exposição segue até fevereiro de 2015.

Começa hoje a exposição O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque, com curadoria de Sergio Burgi, no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas. A exposição já esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo através de uma parceria entre o IMS e o Museu da Imagem e do Som (MIS).

São 150 imagens do acervo produzido pelo fotógrafo durante seu período de atuação profissional em São Paulo, selecionadas a partir das principais vertentes da obra do autor: fotografia publicitária, fotografia industrial e de arquitetura, retrato de estúdio e documentação urbana. O projeto expográfico incorpora, ainda, um significativo conjunto de imagens do acervo que serão exibidas digitalmente na exposição.

Entre as décadas de 1950 e 1970, Chico Albuquerque trabalhou intensamente com propaganda e campanhas comissionadas, atendendo clientes de setores como indústria automobilística, moda, alimentos, arquitetura e política. Paralelamente à atividade comercial, manteve seu interesse na fotografia experimental e entre as décadas de 1940 a 1960 participou do movimento conhecido como fotoclubismo, que acontecia principalmente em torno do Foto Cine Clube Bandeirante. Seu pioneirismo na fotografia de publicidade no Brasil ainda é pouco conhecido, pois apenas uma pequena parte de seu acervo de 70.000 imagens veio a público.

Um dos fotógrafos pioneiros da publicidade brasileira, Chico Albuquerque profissionalizou-se no ano de 1934, fazendo retratos no estúdio da família, em Fortaleza. Já em 1942, participou como fotógrafo de cena das históricas filmagens de It’s all true, de Orson Welles, experiência que marcou sua trajetória profissional. Cinco anos depois, mudou-se para São Paulo e montou um dos mais bem equipados estúdios da cidade que, logo, transformou-se em referência no Brasil.

Desde 2006 o Acervo Francisco Albuquerque se encontra sob a guarda do Instituto Moreira Salles em decorrência de um convênio entre o IMS e o MIS-SP, detentor do acervo – com a interveniência e participação do Instituto Cultural Chico Albuquerque de Fortaleza – que visa a sua preservação e difusão.

Exposição O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque

Data de visitação 07 de outubro de 2014 a 1º de fevereiro de 2015

Horário de visitação: de terça a domingo, das 13h às 19h

Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados; tel.: (35) 3722-2776

Entrada gratuita.

Fonte: IMS