Avião deixa Campinas para virar restaurante em Poços de Caldas

Comes e Bebes
Avião saiu de Campinas rumo a Poços de Caldas
Avião saiu de Campinas rumo a Poços de Caldas

O avião que tem como destino virar restaurante deixa o aeroporto de Viracopos em Campinas. Após transtornos causados pela chuva, segue seu percurso nesta quarta-feira (23), a partir do meio dia. O DC8-63 percorrerá o trecho de Campinas até Poços de Caldas em vias terrestres em dois dias de viagem e em sete carretas.

Apaixonado por aviação, o empresário Thiago Oliveira, 26, sonhava com a compra do avião. Em 2012 a compra foi realizada em um dos leilões para desocupação de aeroportos pelo país e com isso a oportunidade do próprio restaurante surgiu. “Já tinha o projeto do restaurante antes mesmo da finalização da compra do avião, era meu sonho ter o avião e com ele veio uma grande oportunidade de inovar com o maior restaurante em avião e na minha cidade”, conta Thiago.

Com aproximadamente 60 metros de comprimento, o avião foi dividido em partes para ser transportado em sete carretas, duas de pranchas extensivas de 30 metros e as outros cinco em carretas convencionais, que o levarão até um terreno próximo à Rodovia Geraldo Martins Costa, em Poços de Caldas, onde será remontado por completo para ser transformado em restaurante.

Depois de remontado, avião vai funcionar como restaurante.
Depois de remontado, avião vai funcionar como restaurante.

Sobre o avião

Um dos primeiros jatos comerciais da aviação, o Douglas DC-8, ou apenas DC8, tinha como concorrente direto apenas o Boeing 707, porém vencia a disputa por ser quadrirreator e ter ignição própria. Estabeleceu alguns recordes de altitude, velocidade, distância e carga transportada. Foram produzidas seis séries: DC8-10, a mais antiga, o DC8-30, o DC8-50 e os DC8-61, DC8-62 e DC8-63. A fabricação do modelo iniciou em 1957 e finalizou em 1972 com o total de 556 aeronaves produzidas.

A terceira versão da série 60 foi desenvolvida com modelo híbrido, fuselagem da série 61 e asa da série 62. Foi batizada de DC8-63 com novos motores JT3D-7, de maior empuxo, permitindo transportar maiores cargas, tanto de passageiros quanto na versão somente para cargas. O modelo DC8-63 tem comprimento de 57,10 metros, envergadura de 45,24 metros, altura de 13,21 metros, peso de 147.148 kg para 220 passageiros.

Entenda o caso

A justiça realizou leilão para abertura de espaço nos aeroportos brasileiros antes da Copa do Mundo do Brasil, desta forma foram leiloadas 60 aeronaves da extinta companhia aérea Vasp e aviões impedidos de voar de outras empresas, entre eles 19 da Skymaster. Os aviões tiveram variados destinos e utilizações. Com as vendas foram pagos os encargos judiciais das empresas.

Fonte: Assessoria de comunicação