16.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

Ensemble São Paulo é a atração de hoje no FMM

- Publicidade -
Festival segue até o dia 18
Festival segue até o dia 18

A programação da 15ª edição do Festival Música nas Montanhas apresenta, nesta quarta-feira (15), concerto com um dos mais respeitados grupos de música de câmara do cenário brasileiro, o Ensemble SP. O concerto acontece às 20h30, no Teatro Municipal da Urca, com entrada gratuita. No repertório obras de Brouwer e Brahms.

Formado por Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé, (viola) e Robert Suetholz (violoncelo), o grupo tem se apresentado com enorme sucesso de público e crítica nas principais salas de concerto do país. Seu repertório abrange obras do período pré- clássico até os dias de hoje, incluindo estreias mundiais, o que permite a realização de concertos com parceiros como Antonio Carlos Carrasqueira, André Mehmari, Nelson Ayres, Nailor Proveta e Richard Young, entre outros.

Outra característica do grupo são seus concertos comentados, que permitem ao público uma maior compreensão e identificação com as obras apresentadas. Seus integrantes são premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, detentores dos prêmios APCA e Carlos Gomes na área de música de câmara, além de desenvolverem atividades didáticas em festivais de música em Campos do Jordão, Poços de Caldas, Curitiba, Jaraguá do Sul (FEMUSC) Morelia (México), Mendoza (Argentina), em Universidades no Brasil (USP, UNESP, UCS) e no exterior (Pensacola C. College, University of Georgia).

Betina Stegmann, violino

Diplomada pela Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha, aperfeiçoou-se em Tel-Aviv, Israel. Atuou como recitalista e solista na América Latina, Estados Unidos e Europa e gravou para as emissoras WDR (Alemanha) e RAI (Itália). Foi integrante do Quinteto D’Elas e é spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, professora de violino na Faculdade Cantareira e membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Nelson Rios, violino

Bacharel pela Faculdade Mozarteum, freqüentou a Carnegie Mellon University em Pittsburgh (EUA), com bolsa Vitae. Foi fundador do Quinteto Ravel (atual Quinteto da Paraíba) e integrou as orquestras Sinfônica da Paraíba, de Câmara de Blumenau e Jazz Sinfônica, entre outras. É membro das orquestras de Câmara Villa-Lobos e Sinfônica da USP e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Marcelo Jaffé, viola

Premiado aos 14 anos em concurso nacional da Universidade de Brasília, aperfeiçoou-se na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos EUA. Foi diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo. É professor de viola na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, apresentador da Rádio e TV Cultura e membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Robert Suetholz, violoncelo

Nascido em Milwaukee, EUA, obteve mestrado pela Universidade de Northwestern, em Chicago (EUA) e Doutorado em Música pela USP em 2011. Foi spalla dos violoncelos da Israel Sinfonietta e, no Brasil, das orquestras sinfônicas da USP, do Estado de São Paulo e da Sinfonia Cultura. É professor de violoncelo no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

O grupo traz como solista convidado, o violonista Edelton Gloeden e o pianista Ney FialkowApontado como um dos mais destacados músicos brasileiros da atualidade, Gloeden apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.

Pianista gaúcho, Fialkow tem cativado platéias no Brasil e no Exterior com a intensidade de suas in­terpretações que abrangem do Barroco ao contem­porâneo. É Doutor em Música pelo Peabody Conservatory, da Johns Hopkins University, em Baltimore, onde foi assistente da céle­bre pianista Ann Schein.

Fonte: ACS Festival Música nas Montanhas

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já