Curso foi promovido pelo Senac
Curso foi promovido pelo Senac

Doze participantes do Comida di Buteco 2014 estiveram de um workshop de finalização e decoração de pratos, na manhã desta quarta-feira (27). A chef de cozinha do Senac, Ana Muller, ensinou técnicas de apresentação por meio das receitas preparadas durante a aula.

O curso começou na terça-feira (26), com a parte teórica. Os pratos utilizados hoje foram os seguintes: iscas de contrafilé ao molho de rapadura e vinagre balsâmico; batatas duchesse com Doritos e cestas de tomate cereja com molho tártaro. Para decorar, pimenta dedo de moça e salsinha.

A chef conta que a decoração é uma deficiência dos pratos apresentados durante o festival. “Às vezes, acabam pecando por falta de ideias. O curso tem ideias, mostra os molhos mais apropriados, leva muita informação para eles”.

Durante as explicações, a higiene também foi assunto de muitas dicas. “Assim como a higiene, a decoração faz parte da qualidade do prato”, explica a chef.

Um dos participantes foi o Milton Rodrigues, do Bar do Milton. Ele acredita que essas informações serão muito uteis. “São coisas que você vê em decorações, mas não sabe como fazer. Para nós, é muito bom. É um aprimoramento, surgiram muitas ideias. Acho muito louvável”.

Prato foi decorado com pimenta dedo-de-moça e salsinha.
Prato foi decorado com pimenta dedo de moça e salsinha.

Veja uma das receitas ensinadas no workshop:

Molho de rapadura e Vinagre Balsâmico

Ingredientes

400g de rapadura;
150 ml de aceto balsâmico;
20 ml de azeite;
1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça sem semente.

Preparo

Ralar a rapadura em ralo grosso;
Derreter a rapadura em uma frigideira;
Acrescentar o vinagre balsâmico, a pimenta e o azeite. Misturar até ficar homogêneo.
Ferver por cinco minutos.

O molho foi acrescentado a todos os pratos preparados no workshop.

Publicidade

Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.