Comida di Buteco promove workshop sobre decoração

Comida Di Buteco
Curso foi promovido pelo Senac
Curso foi promovido pelo Senac

Doze participantes do Comida di Buteco 2014 estiveram de um workshop de finalização e decoração de pratos, na manhã desta quarta-feira (27). A chef de cozinha do Senac, Ana Muller, ensinou técnicas de apresentação por meio das receitas preparadas durante a aula.

O curso começou na terça-feira (26), com a parte teórica. Os pratos utilizados hoje foram os seguintes: iscas de contrafilé ao molho de rapadura e vinagre balsâmico; batatas duchesse com Doritos e cestas de tomate cereja com molho tártaro. Para decorar, pimenta dedo de moça e salsinha.

A chef conta que a decoração é uma deficiência dos pratos apresentados durante o festival. “Às vezes, acabam pecando por falta de ideias. O curso tem ideias, mostra os molhos mais apropriados, leva muita informação para eles”.

Durante as explicações, a higiene também foi assunto de muitas dicas. “Assim como a higiene, a decoração faz parte da qualidade do prato”, explica a chef.

Um dos participantes foi o Milton Rodrigues, do Bar do Milton. Ele acredita que essas informações serão muito uteis. “São coisas que você vê em decorações, mas não sabe como fazer. Para nós, é muito bom. É um aprimoramento, surgiram muitas ideias. Acho muito louvável”.

Prato foi decorado com pimenta dedo-de-moça e salsinha.
Prato foi decorado com pimenta dedo de moça e salsinha.

Veja uma das receitas ensinadas no workshop:

Molho de rapadura e Vinagre Balsâmico

Ingredientes

400g de rapadura;
150 ml de aceto balsâmico;
20 ml de azeite;
1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça sem semente.

Preparo

Ralar a rapadura em ralo grosso;
Derreter a rapadura em uma frigideira;
Acrescentar o vinagre balsâmico, a pimenta e o azeite. Misturar até ficar homogêneo.
Ferver por cinco minutos.

O molho foi acrescentado a todos os pratos preparados no workshop.