18.1 C
Poços de Caldas
Publicidade

Chico Rei foi palco de episódio marcante para a cultura popular de Poços

- Publicidade -
Missa comemorou os 50 anos do Centro Cultural
Missa comemorou os 50 anos do Centro Cultural

O último domingo (15) foi marcado por mais um momento histórico para a cidade de Poços de Caldas. O dia foi iniciado com uma solenidade comemorativa do cinquentenário do Centro Cultural Afro Brasileiro “Chico Rei”. Solenidade essa que contou com a presença da Folia de Reis “A Viagem da Pastoria a Belém” (de Campestre), o Terno de Congo “Santa Bárbara, São Gerônimo” (Tenda Espírita de Umbanda: Santa Barbara Oyâ e Ogum Guerreiro – Poços de Caldas), Padre Rogério Cruz (líder religioso e fundador da ong “Viva Cão” – Caldas), Dom Ivã Dutra de Moraes (Bispo de Belo Horizonte) e a comunidade.

A missa conga que contou com a tradicional apresentação da cultura popular da Folia de Reis e do Terno de Congo no seu início, foi marcada por mais dois atos selenes que entram para história do Chico Rei e para a cidade de Poços de Caldas.

O primeiro ato se deu na entrega da imagem de Nossa Senhora do Rosário das mãos do Bispo Dom Moraes à comunidade negra do Chico Rei. Firmando com isso o compromisso da construção de um espaço que receba a Santa e seus devotos.

O segundo, “jamais visto na história”, segundo Padre Rogério, foi marcado pelo ato de sua consagração pelo Bispo Dom Moraes. O mais surpreendente foi a forma como foi feito: Demonstrando muita humildade e quebrando protocolos, o Bispo retirou de si a estola que o cobria, convocou os representantes da comunidade negra que promoviam o evento e das mãos dos representantes, a consagração do Padre foi feita, simbolizando com isso, a união entre ambas as partes. Nos dizeres de Padre Rogério, esse momento simboliza também o seu acolhimento, por parte dos militantes da cultura negra, enquanto representante nas causas religiosas, sociais e culturais.

Após a solenidade, foi servido aos presentes, um almoço comunitário marcando assim a comemoração do aniversário de 50 anos de Chico Rei.

Fonte: Coletivo Corrente Cultural

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já