16.8 C
Poços de Caldas
Publicidade

Congos retiram caiapós do mato

- Publicidade -
Congos vão até a mata para falar com os caiapós
Congos vão até a mata para falar com os caiapós

Um dos eventos mais tradicionais da Festa de São Benedito aconteceu na tarde deste sábado. A retirada dos caiapós do mato ocorre todo dia 11 de maio e simboliza a união entre negros e índios durante o período de escravidão.

O ritual é realizado na Fonte dos Amores. Antes do início, o assessor da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós, Ailton Santana, o Mestre Bucha, agradeceu a presença do público. “Agradecemos vocês por comparecerem. A gente pede que conheçam e respeitem essa cultura.”

Significado

A encenação representa o período em que índios ajudavam os escravos negros a se esconderem na mata. Como forma de retribuir a ajuda, após a abolição da escravatura, os negros vão até os índios e os convidam para a festa. O rei do congo, representado por Luís Siqueira, ateia fogo no mato para chamar atenção dos nativos.

Quando os índios são convencidos a se juntarem à Festa, os congos fazem um gesto que representa a união: o rei troca a sua coroa pelo cocar do chefe dos caiapós. Dali, eles seguem para a Igreja de São Benedito, onde se representa o batismo dos índios.

Até segunda-feira, quando termina a festa, os ternos de congos e caiapós fazem visitas a casas, asilos e outros locais da cidade. Mais imagens da retirada dos caiapós podem ser vistas na página do Poços Já facebook.

A Festa de São Benedito termina segunda-feira. Uma tenda montada no local conta a história do evento que começou há 109 anos. Veja a programação:

De 11 a 13 de maio

21 h – Embaixada de Carlos Magno e os 12 partes de França pelo terno de congos de são Benedito, no pátio da Igreja de São Benedito.

Dia 13 de maio

6h – Alvorada festiva com queima de fogos e repique de sinos da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde (Basílica)

10h – Missa conga na Igreja de São Benedito

12h – Visita dos ternos de congo e caiapós à Basílica de Nossa Senhora da Saúde

16h – Procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já