Publicidade

A um dia do final do prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda referente a 2021, a Receita Federal já recebeu 30.589 declarações de Poços de Caldas. O número representa 92,7% do total esperado.

Publicidade

O prazo, que termina nesta terça-feira (31), deve promover uma corrida dos contribuintes. No Sul de Minas a Receita Federal recebeu 343.531 declarações. O quantitativo representa 86,5% da expectativa.

A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Destinação

Contribuintes que fazem a declaração no modelo completo podem destinar até 3% de seu imposto devido para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e mais 3% para o Fundo do Idoso. A destinação não configura gasto para o contribuinte, que se tiver imposto a pagar terá o valor abatido e caso tenha imposto a restituir receberá o valor somado à restituição.

A Receita Federal destaca que o Imposto de Renda tem importância social e interfere diretamente no bem-estar da população brasileira. É por meio dele que a União investe, por exemplo, em segurança pública, educação, saúde, infraestrutura, cultura e moradia.