Publicidade

Polícia Civil recolhe armas em Campanha de Desarmamento

Publicidade

A Polícia Civil em Poços de Caldas recolheu, na última segunda-feira (17), uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre 380, na zona rural, após adesão do proprietário à Campanha do Desarmamento. As armas estavam registradas e foram entregues voluntariamente aos policiais civis.

Em Poços de Caldas, a Delegacia Regional de Polícia Civil é um dos pontos de coleta da campanha. O interessado em realizar a entrega deve entrar em contato diretamente com a 1ª Delegacia da PCMG na cidade e informar a situação das armas e onde estão localizadas. A unidade policial funciona na avenida José Remigio Prézia, 502, bairro Jardim dos Estados. O telefone é (35) 3721-1222.

O cidadão, civil ou militar, que desejar entregar voluntariamente as armas de fogo deve realizar o procedimento na Polícia Federal ou no posto de coleta. Neste caso, são aceitas armas registradas nos sistemas Sinarm e Sigma ou sem registro, de qualquer calibre e procedência, a qualquer tempo. Em contrapartida, é feito o pagamento de indenização, que varia de R$ 150 a R$ 450, conforme o tipo de arma.

Passo a passo
O interessado será orientado a entrar no site do Ministério da Justiça (Sistema Desarma) e acessar a Campanha do Desarmamento (clique aqui) para emitir uma guia de trânsito. Somente assim o cidadão poderá transportar a arma até o local da entrega sem o risco de apreensão pela polícia durante o trajeto.

A guia de trânsito permite exclusivamente o transporte da arma, desmuniciada e acondicionada de maneira que não possa ser feito o seu pronto uso, somente no percurso nela autorizado.

Na delegacia, o cidadão, ao entregar a arma de fogo, receberá um protocolo para recebimento de indenização por entrega voluntária de arma de fogo. Esse documento, que servirá como recibo da entrega, possui um código para a indenização, bastando dirigir-se a qualquer terminal do Banco do Brasil para sacar o valor.