Publicidade

O senador Rodrigo Pacheco (PSD) destinou para Poços de Caldas uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para viabilizar o fim das charretes. O valor vai possibilitar a instalação de tuk-tuks elétricos.

Publicidade

A informação foi divulgada pelo Jornal Mantiqueira nesta sexta-feira (3) e esclarece que a emenda é fruto de reuniões entre o Coletivo da Causa Animal de Poços de Caldas e o deputado Osvaldo Lopes (PSD/MG), com o intermédio do presidente do PSD/MG, Alexandre Silveira, e em parceria com o presidente do Congresso Nacional e senador Rodrigo Pacheco.

A primeira reunião aconteceu ainda em setembro, quando o coletivo esteve com o parlamentar para pedir que contribuísse com os temas que buscam melhorar a situação dos animais em Poços, entre eles a discussão de leis e convênios, como denunciar maus-tratos, possível implemento do programa de castração, ampliação dos serviços oferecidos pelo Abrigo Municipal, estudos sobre o fim da exploração animal em todos os níveis e, principalmente, discutir como fazer para extinguir o serviço de tração animal nas charretes e carroças do município.

Em seguida, o deputado deu início às conversas com o prefeito Sérgio Azevedo. Assim, foi definido que o melhor meio para a extinção do serviço seria a substituição das charretes com cavalos por tuk-tuks elétricos.

“Nunca quisemos que os charretistas fossem prejudicados, só queremos a libertação dos cavalos. Para isso, a proposta é que sejam oferecidos esses veículos elétricos e assim eles não ficarão sem trabalho. Certamente eles vão diminuir gastos e vão poder continuar a transportar os turistas pela cidade”, disse Cristina Pasculli, membro do Coletivo e do Conselho Municipal de Proteção, ao jornal.