Publicidade

Poços de Caldas é a 75ª cidade no Ranking da Competitividade 2021 do Centro de Liderança Pública (CLP). Os dados do estudo foram apresentados na segunda-feira (22) e mostram quais municípios conseguem dar prioridade a políticas públicas voltadas para o bem-estar da sociedade. O município, que no ano passado ocupava o 39° lugar, teve piora em vários índices.

Publicidade

O ranking analisa os 411 municípios com população superior a 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020. Eles correspondem a 59,75% da população brasileira. Poços de Caldas aparece na 75ª posição do ranking geral, que usou 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.

A queda de 36 posições no ranking também abriu espaço para que cidades da região ultrapassassem Poços. Pouso Alegre, por exemplo, está em 62º lugar, Varginha no 66º, e São João da Boa Vista em 54º. No estado, o município ficou na 7ª posição geral; em 2020 estava no 4º lugar.

Indicadores

Um dos indicadores do ranking são as telecomunicações, que fizeram Poços ficar em evidência no ano passado por manter bons acessos de banda larga total e via fibra ótica, quando ficou em primeiro lugar do país. A cidade segue relativamente bem neste quesito, em terceiro.

Quanto ao acesso à saúde, Poços conseguiu melhorar sua pontuação e subiu 48 posições no quadro; hoje é a 15ª cidade nesta categoria a nível nacional.

Em outros quesitos, o desempenho de Poços foi: 9° em segurança, 32° em acesso à educação, 106° em qualidade da saúde, 119° em qualidade da educação, 123° em saneamento, 221° em meio ambiente, 301° em sustentabilidade fiscal, 278° em funcionamento da máquina pública, 156° em inserção econômica, 145° em inovação e dinamismo econômico e 128° em capital humano.

Ranking da Competitividade

O Ranking da Competitividade é realizado pelo CLP, em parceria com a plataforma Gove e o Sebrae. O levantamento tem como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da Justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios.