Publicidade
Marielle faz parte da equipe do projeto Recicla Vidas, que atua em cooperativa poços-caldense (fotos: divulgação)

A engenheira ambiental Marielle Rezende está entre as finalistas do Prêmio Inspiradoras 2021. Ela é responsável pelo projeto Recicla Vidas, desenvolvido em Poços de Caldas.

Publicidade

O objetivo do prêmio é reconhecer e divulgar o trabalho de mulheres que lutam para transformar a vida de brasileiras. A iniciativa provém de parceria entre a Universa, plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon. Para a engenheira ambiental, estar entre as três finalistas motiva boas perspectivas. “É um misto de felicidade e esperança de que as ações que desenvolvemos tenham mais visibilidade e alcance. Espero que esse reconhecimento seja fonte de inspiração de mulheres e meninas para que lutem pela igualdade de gênero”, comentou Marielle.

Ela conta que é representante Avon há mais de 15 anos e que se inscreveu para participar do Prêmio Juntas Transformamos, do Instituto Avon. A iniciativa foi contemplada na categoria Revendedora e indicada junto de mais dois projetos para o Prêmio Inspiradoras, na categoria Representantes Avon.

Projeto Recicla Vidas começou em 2019

A engenheira ambiental é natural de Pouso Alegre e está em Poços de Caldas desde outubro de 2017, quando começou a dar aulas no IF Sul de Minas, onde trabalhou por dois anos. “Procurei sempre me envolver em questões socioambientais na cidade, trazendo para dentro da instituição a realidade de associações e cooperativas de reciclagem e iniciativas de incentivo à coleta seletiva, projetos ambientais e de conscientização”, relatou a finalista.

Recicla Vidas

O projeto Recicla Vidas começou em novembro de 2019 e tem Marielle como responsável técnica. A iniciativa, da pedagoga e coordenadora Elizabete de Cássia da Costa, foi pensada para melhorar a qualidade de vida de coletores de recicláveis da Coopersul (Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas), que fica no Vale das Antas.

Segundo Marielle, a intenção é “trazer à tona o empoderamento feminino das catadoras, que trabalham duro”. Agora, o projeto busca parcerias e financiadores para que possa seguir viabilizando as ações. Interessados em colaborar podem entrar em contato pelo Instagram (@institutofernandobonillo ou @coopersulreciclagem).

O prêmio

O anúncio das finalistas ocorreu na segunda-feira (11). Marielle concorre na categoria Representantes Avon. Além dela, disputam o prêmio 21 candidatas divididas em outras sete categorias: Inovação em Câncer de Mama, Informação para Vida, Conscientização e Acolhimento, Acesso à Justiça, Equidade e Cidadania e Esporte e Cultura.

A votação é online e pode ser feita quantas vezes quiser, clicando aqui. Além da escolha virtual, um corpo especializado de jurados será convidado a decidir as vencedoras. O resultado será anunciado no dia 23 de novembro.