Publicidade

O alerta de queda brusca na temperatura para os próximos dias trouxe preocupação para os protetores de animais. O Coletivo da Causa Animal de Poços de Caldas fez inclusive um pedido à Secretaria de Serviços Públicos para os cães que estão abandonados no lixão.

Publicidade

O coletivo solicitou a instalação de casinhas ou que sejam colocados materiais para melhorar a condição dos animais ao menos nestes próximos dias de frio e geadas. Daniel Maiochi, integrante do coletivo, explica que a situação é muito preocupante: “O coletivo apelou ao secretário Antônio Donizette Albino para que ao menos papelões fossem colocados onde esses animais ficam, pois sabemos que o frio já é intenso por lá, ainda mais agora com essa previsão de temperaturas abaixo de zero. Esperamos que ele atenda esse nosso pedido e os animais tenham ao menos uma melhor condição de vida nestes dias”.

A protetora Ana Paula Fávero de Oliveira, também integrante do coletivo e que tem mais contato com a situação dos cães no lixão, lembra que já foram feitas várias solicitações para a retirada deles deste local insalubre: “Estamos muito preocupadas com aqueles cães, eles não têm o que comer, tomam água de chorume e se reproduzem sem parar. Fizemos algumas ações por lá, mas na verdade precisamos da ajuda da administração. Até agora não conseguimos”.

Em resposta ao coletivo, o secretário Antônio Donizette prometeu providências e que de imediato irá tentar amenizar a situação para que os animais no aterro controlado possam sobreviver ao período frio.

A população também pode ajudar. Quem tiver disponibilidade para oferecer lar temporário a alguns dos animais pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (9 8871-0479 e 397-0479) ou com o coletivo (WhatsApp 9 9199-8088).