O Instituto Alcoa promove, de 23 a 25 de junho, a primeira edição do Festival da Cultura Empreendedora. Ao longo dos três dias serão realizadas oficinas, painéis e rodas de conversa sobre o tema, além de atividades culturais de diferentes regiões do Brasil. Toda a programação será online, gratuita e aberta ao público.

Publicidade

O evento reunirá especialistas na temática, colaboradores Alcoa, membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, organizações sociais, empreendedores das cidades de Juruti (PA), São Luís (MA), Poços de Caldas (MG) e São Paulo (SP) e todos os interessados em dialogar sobre cultura empreendedora – do investimento em negócios ao engajamento social e construção de um projeto de vida.

O tema é prioritário na maneira como o Instituto Alcoa atua na frente de Geração de Trabalho e Renda, uma das causas estruturantes para o desenvolvimento de territórios mais inclusivos e menos desiguais.

“Os desafios em decorrência das desigualdades de renda no país ainda são imensos e, portanto, atuar nessa frente se apresenta como uma demanda real e concreta da sociedade brasileira, em busca de mais qualidade de vida para as comunidades. Por isso, nessa frente, o Instituto Alcoa apoia ações de qualificação e incentivo ao empreendedorismo e acesso ao trabalho e renda”, comenta Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa.

O Festival pretende, portanto, ampliar o debate a respeito das oportunidades e desafios quando o assunto é Geração de Trabalho e Renda, assim como promover a troca intensa de experiências entre iniciativas que vêm sendo desenvolvidas nos territórios para fortalecer a cultura empreendedora.

Inspirações e ações

Cada dia do evento contará com um assunto central, a fim de explorar todas as perspectivas e olhares que englobam o tema. No primeiro dia, o foco será “Cultura empreendedora e os desafios e oportunidades para geração de trabalho e renda no Brasil”, com mesa de abertura a respeito do papel dos diferentes setores da sociedade e um painel para debater sobre diversidade e empreendedorismo.

Já no segundo dia, as atividades estarão focadas em refletir sobre as competências e habilidades pessoais que todas as pessoas têm para empreender, seja na sua vida pessoal ou profissional. Assim, o público poderá participar de uma oficina prática para descobrir qual é a sua personalidade empreendedora, além de conhecer de perto várias experiências de empreendedores que refletem a diversidade do país.

Para fechar o Festival, o último dia terá como foco o ecossistema do empreendedorismo, a fim de debater a respeito dos projetos individuais de vida, empresas tradicionais, gestão de projetos sociais, negócios de impacto e carreira acadêmica. Os participantes irão debater sobre o empreendedorismo jovem e a Educação Básica no Brasil e poderão acompanhar o painel de encerramento com falas inspiradoras de empreendedores sociais que atuam para a transformação da sociedade.

Como participar

A programação completa pode ser acessada na página do Festival. Para participar, não é preciso fazer inscrição prévia. Basta escolher a atividade e, nos três dias do Festival, acessar o link da sala correspondente.

No site, é possível também conferir diversos materiais, como reportagens, podcasts e pesquisas a respeito da temática, assim como baixar um kit de comunicação do evento, que pode ser compartilhado nas redes sociais.

 

Sobre o Instituto Alcoa – Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Vaga de Emprego
Vaga de Emprego
Vaga de Emprego

Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.