Publicidade

O Instituto Alcoa promove, de 23 a 25 de junho, a primeira edição do Festival da Cultura Empreendedora. Ao longo dos três dias serão realizadas oficinas, painéis e rodas de conversa sobre o tema, além de atividades culturais de diferentes regiões do Brasil. Toda a programação será online, gratuita e aberta ao público.

Publicidade

O evento reunirá especialistas na temática, colaboradores Alcoa, membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, organizações sociais, empreendedores das cidades de Juruti (PA), São Luís (MA), Poços de Caldas (MG) e São Paulo (SP) e todos os interessados em dialogar sobre cultura empreendedora – do investimento em negócios ao engajamento social e construção de um projeto de vida.

O tema é prioritário na maneira como o Instituto Alcoa atua na frente de Geração de Trabalho e Renda, uma das causas estruturantes para o desenvolvimento de territórios mais inclusivos e menos desiguais.

“Os desafios em decorrência das desigualdades de renda no país ainda são imensos e, portanto, atuar nessa frente se apresenta como uma demanda real e concreta da sociedade brasileira, em busca de mais qualidade de vida para as comunidades. Por isso, nessa frente, o Instituto Alcoa apoia ações de qualificação e incentivo ao empreendedorismo e acesso ao trabalho e renda”, comenta Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa.

O Festival pretende, portanto, ampliar o debate a respeito das oportunidades e desafios quando o assunto é Geração de Trabalho e Renda, assim como promover a troca intensa de experiências entre iniciativas que vêm sendo desenvolvidas nos territórios para fortalecer a cultura empreendedora.

Inspirações e ações

Cada dia do evento contará com um assunto central, a fim de explorar todas as perspectivas e olhares que englobam o tema. No primeiro dia, o foco será “Cultura empreendedora e os desafios e oportunidades para geração de trabalho e renda no Brasil”, com mesa de abertura a respeito do papel dos diferentes setores da sociedade e um painel para debater sobre diversidade e empreendedorismo.

Já no segundo dia, as atividades estarão focadas em refletir sobre as competências e habilidades pessoais que todas as pessoas têm para empreender, seja na sua vida pessoal ou profissional. Assim, o público poderá participar de uma oficina prática para descobrir qual é a sua personalidade empreendedora, além de conhecer de perto várias experiências de empreendedores que refletem a diversidade do país.

Para fechar o Festival, o último dia terá como foco o ecossistema do empreendedorismo, a fim de debater a respeito dos projetos individuais de vida, empresas tradicionais, gestão de projetos sociais, negócios de impacto e carreira acadêmica. Os participantes irão debater sobre o empreendedorismo jovem e a Educação Básica no Brasil e poderão acompanhar o painel de encerramento com falas inspiradoras de empreendedores sociais que atuam para a transformação da sociedade.

Como participar

A programação completa pode ser acessada na página do Festival. Para participar, não é preciso fazer inscrição prévia. Basta escolher a atividade e, nos três dias do Festival, acessar o link da sala correspondente.

No site, é possível também conferir diversos materiais, como reportagens, podcasts e pesquisas a respeito da temática, assim como baixar um kit de comunicação do evento, que pode ser compartilhado nas redes sociais.

 

Sobre o Instituto Alcoa – Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).