Publicidade

Após passar por um período difícil, com 19 pacientes infectados e a morte de sete deles por covid-19, o setor de hemodiálise da Santa Casa teve o que comemorar na última semana. Entre os 12 recuperados está Rosimeire Alves Paulino, que voltou no dia 5 deste mês para a hemodiálise. Com a saúde debilitada, após 22 anos em tratamento hemodialítico, ela ficou 27 dias internada, sendo 16 na CTI.

Publicidade
Rosimeire foi recebida por pacientes e equipe da hemodiálise (foto: divulgação)

De acordo com a Santa Casa, Rosimeire foi recebida com bexigas e muitas palmas. Um dos momentos mais emocionantes ocorreu quando a equipe cantou para ela a música “Conquistando o Impossível”, da cantora Jamily.

“Para nós é uma alegria imensa receber a Rosi. Passamos por um período de  surto, tivemos 19 pacientes com covid. Dentre eles, sete faleceram decorrentes da doença, o restante se recuperou. A Rosi é uma das pacientes que ficou grave, precisou de CTI, ficou intubada e que nós nem tínhamos esperança de que ela voltaria. Então é uma alegria ver a recuperação dela e de todos os outros que passaram pela doença e sobreviveram”, diz a enfermeira nefrologista Josimara Fonseca, responsável técnica pelo serviço de hemodiálise do hospital.

Mirtes Maria Bertozzi Rodrigues, médica responsável pela hemodiálise da Santa Casa, destaca o momento triste com as perdas de vidas e o milagre que foi a recuperação de Rosi.

“A Rosi, pelo tempo dela de diálise, por ser uma paciente mais complicada, graças a Deus ela se recuperou. Até o ano passado foi um momento muito tranquilo no nosso setor, mas, nesse ano, uma parte de nossos pacientes foram acometidos pelo covid. Nós tivemos bastante trabalho, contamos com a cooperação de toda a equipe de enfermagem, das técnicas de enfermagem e, graças a Deus, a Rosi está aí com a gente de novo”, comemora.

Mirtes destaca que a situação no setor melhorou após os pacientes terem sido vacinados contra a covid-19. “Agora o setor, graças a Deus, está tranquilo. Os pacientes todos foram vacinados. Nós conseguimos isso junto à Secretaria de Saúde e, pelo menos, estamos conseguindo trabalhar com um pouco mais de tranquilidade. Passamos por momentos difíceis, chegamos a deixar um turno todo para o tratamento dos pacientes com covid, preservando os pacientes que não estavam com a doença. Conseguimos fazer isso com a cooperação de todos os pacientes, já que tivemos que remanejá-los de horário e agora, graças a Deus, já estamos voltando ao normal”, relata a médica.

Rosimeire já passou por muitos momentos difíceis e a luta contra a covid-19 foi mais uma vitória. “Foi muito difícil, eu passei por coisas que eu não imaginava. Mas, graças a Deus, agora estou me recuperando. Eu não pensei que eu fosse vencer essa, mas eu venci. Agradeço a todos, ao meu marido, à minha filha, aos médicos que me atenderam, às enfermeiras, às psicólogas, são todos ótimos, me ajudaram muito, agora é vida que segue”, diz Rosi.