Publicidade

A Santa Casa de Poços de Caldas divulgou, nesta sexta-feira (30), que adquiriu dez capacetes de ventilação não invasiva e que ainda vai comprar mais dez. Conhecido como helmet, o equipamento é uma bolha impermeável de uso individual, com conexões respiratórias diversas. Não é um respirador mecânico, mas trata-se de uma interface entre paciente e algum dispositivo gerador de fluxo e pressão que possa oferecer melhor oxigenação.

Publicidade
Dez capacetes foram adquiridos

“Essas interfaces são para trazer maior conforto respiratório para os pacientes com covid-19. Não são materiais que salvam a vida, mas sim que trazem conforto, bem-estar e mais segurança no tratamento. É mais um investimento em inovação que a gente vem fazendo para dar mais qualidade de atendimento para a comunidade”, explica o superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá.

O coordenador da equipe de fisioterapia da Santa Casa de Poços, Bruno César Pereira, ressalta que esta é uma alternativa para oferecer melhor oxigenação aos pacientes. “Com esse equipamento nós já obtivemos resultados positivos, evitando a evolução para  entubação e com isso o uso de sedativos, não sendo então necessária a utilização de mais um leito de UTI. Por isso, o equipamento veio para agregar muito no tratamento”, explica o fisioterapeuta.

“Os helmets podem ser usados tanto na enfermaria, urgência ou na UTI, depende do grau de comprometimento do paciente. Não tem uma restrição de local, já que com o filtro hidroscópico/hidrofóbico (HMEF), específico para o bloqueio do vírus, quase zera a aerolização da molécula do coronavírus, o que dá uma proteção muito grande para os profissionais, diminuindo muito o risco de contaminação da equipe”, completa Bruno.