Publicidade

Os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas começaram a ser imunizados em Minas Gerais, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS). Em Poços de Caldas, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros receberam a primeira dose nesta quarta-feira (7).

Publicidade
Militares se vacinaram nesta manhã (foto:PM)

Está prevista, nesta estratégia, a imunização de policiais militares, policiais civis, bombeiros, policiais penais, agentes socioeducativos, guardas municipais, policiais federais e rodoviários federais, além de representantes do Exército.

A vacinação das Forças de Segurança será ordenada por critérios de prioridade, visando contemplar os profissionais mais expostos à covid-19. Serão vacinados os trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes, resgates e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação contra a covid-19 e ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público.

Policiais da linha de frente são os primeiros a serem vacinados
Policiais civis também receberam a primeira dose (foto: Polícia Civil)

Neste primeiro momento, serão imunizados os profissionais que realizam ações de combate à doença ou que estão envolvidos na resposta pandêmica. “As Forças de Segurança têm auxiliado tanto nas ações que buscam conter a disseminação da doença, quanto na fiscalização de distanciamento social e de medidas restritivas e preventivas. Além disso, parte desses profissionais tem desenvolvido ações de apoio a operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19”, explica Janaina Fonseca, diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).