Publicidade

A Prefeitura de Poços de Caldas informou, nesta quarta-feira (10), que é falsa a mensagem que circula nas redes sociais sobre inscrições para o programa Renda Cidadã Emergencial. O texto diz que os interessados devem se cadastrar em um link para terem acesso ao benefício, que seria de R$ 350 por família.

Publicidade

A mensagem falsa tem sido encaminhada principalmente por meio do WhatsApp. As secretarias municipais de Comunicação e Promoção Social alertam para a tentativa de golpe, já que não há nenhum cadastro deste tipo aberto pela prefeitura e a publicação direciona o usuário para um site não oficial.

A coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Andréia Cristina Achel, esclarece que o programa Renda Cidadã existe em alguns estados, mas Minas Gerais não oferece o benefício.

As publicações da prefeitura são feitas diretamente no site institucional, tanto no Diário Oficial Eletrônico como no campo destinado às notícias. As informações são compartilhadas também nas redes sociais oficiais.

Mensagem tem circulado nas redes sociais

Em caso de dúvida, além de pesquisar nesses locais, o cidadão pode utilizar a ferramenta de checagem de informações da Prefeitura, disponibilizada no Sistema de Ouvidoria Online, o e-Ouve. A ferramenta de fact-checking pode ser utilizada sempre que um cidadão precisar confirmar alguma informação relacionada aos atos do Executivo.

O Sistema de Ouvidoria Digital via aplicativo está disponível para download gratuito nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site, clicando aqui.