Publicidade

Moradores da avenida Engenheiro Ubirajara Machado de Moraes, no bairro Nova Aparecida, há anos convivem com os transtornos da canalização de um ribeirão. Tubos metálicos instalados há cerca de 40 anos têm apresentado problemas de corrosão. A solução é a troca da estrutura por tubos de concreto, mais resistentes à ação do tempo.

Publicidade

O problema se arrasta por várias administrações e, em 2018, voltou a dar problema. Depois de uma forte chuva, parte da tubulação metálica se rompeu em 2 trechos da avenida e 109 metros de tubulação tiveram que ser recuperados. A prefeitura iniciou as obras, mas ainda não conseguiu concluir. Com isso, quem mora na rua tem que conviver com poeira em dias quentes e lama nos dias de chuva.

Silvana Figueiredo, moradora da avenida, conta que as promessas de finalização da obra com lama asfáltica são sempre adiadas. “Abriram a rua toda, fizeram buracos na frente das casas. Causou um transtorno total, mas a gente sabia que era necessário. Em janeiro, fecharam o buraco, mas ainda não asfaltaram. Com isso, estamos convivendo com muita poeira. Tem pessoas idosas e crianças com asma que moram nesta avenida. Apesar das promessas, a situação tem só se arrastado”, explica.

 

Prefeitura

A reportagem do Poços Já entrou em contato com o secretário de Obras, José Benedito Damião. Mesmo afastado de suas atividades, ele informou que a prefeitura aguarda a conclusão das obras do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) para asfaltar a rua. “Estão sendo feitas as galerias de águas pluviais e consertos nas calçadas danificadas. Após isso, será refeita a rede de esgoto. Terminado esse processo, poderemos finalizar a obra com a lama asfáltica para acabar com a poeira”, explica.

Damião esclarece ainda que as obras da prefeitura e do DMAE não puderam ser feitas de forma integrada por serem demandas diferentes.