Publicidade

A Secretaria de Estado de Fazenda, Ministério Público e Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, com o apoio da Polícia Civil, desencadearam nesta quinta-feira (26) a Operação Alma Penada. O objetivo é cumprir dez mandados de busca e apreensão em diversas cidades, inclusive Poços de Caldas. O alvo local é a sede de um grande grupo atacadista beneficiado pelo esquema alvo da operação.

Publicidade

Foram cumpridos, em Poços de Caldas, dois mandados: na matriz e na filial da mesma empresa. A investigação apura crimes de sonegação fiscal, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar dez anos de prisão.

Sobre a operação

Essa é a 3ª fase da operação, cuja investigação teve início nas operações Irmandade e Nerd, de 2018, que apontaram um esquema articulado por um suposto empresário que criava de diversas empresas fantasmas, dentro e fora do estado de Minas Gerais. Os negócios eram utilizados para emitir notas fiscais falsas que permitiam a diversos atacadistas mineiros reduzir o valor do ICMS. Estas operações já geraram mais de R$ 20 milhões em autuações.