Publicidade

O Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas, lançou editais para o ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2021. Ao todo são 350 vagas distribuídas em dez cursos técnicos e superiores. Todas as vagas ofertadas são gratuitas.

Publicidade

São 105 vagas para o ensino integrado, 70 para o subsequente e 175 para o ensino superior (entre estas, 35 vagas serão ofertadas via SiSU, disponibilizadas em edital próprio ainda a ser lançado).

Neste processo seletivo, haverá a primeira oferta de vagas para o bacharelado em administração, o novo curso superior do campus Poços de Caldas.

Formas de ingresso

O ingresso nos cursos técnicos integrados e no curso técnico em eletrotécnica subsequente será por meio de análise do histórico escolar. Já no curso técnico em edificações subsequente a seleção se dará através de sorteio.

Nos cursos superiores, o processo seletivo será pela análise da nota do Enem (edições a partir de 2014).

Neste ano, o Instituto Federal também permitirá o ingresso de estudantes no ensino técnico e no superior por meio de vagas olímpicas (edital será publicado em breve). Ou seja, estudantes premiados em Olimpíadas do Conhecimento poderão concorrer a vagas específicas.

Ações afirmativas

Como de praxe, a instituição reserva 50% de suas vagas à inclusão social, por meio da política de ações afirmativas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental (no caso dos cursos técnicos integrados e subsequentes) ou o Ensino Médio (no caso dos cursos superiores) em escolas públicas.

Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral). Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de ações afirmativas e o PcD Geral, é obrigatório, no momento da matrícula, apresentar documentação comprobatória. Além disso, os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar.

Taxa de inscrição gratuita

As inscrições começam dia 7 de dezembro de 2020 e devem ser feitas por meio deste link. Não haverá cobrança de taxa de inscrição no processo seletivo atual e a seleção se dará de forma totalmente on-line. Todas as informações, editais e atualizações deste processo seletivo estarão concentras neste site.