Publicidade

O Google homenageou a poços-caldense Laudelina de Campos Melo pelo seu 116º aniversário. O reconhecimento esteve visível na página inicial do buscador a todos os usuários brasileiros, na última segunda-feira (12).

Publicidade

“O Doodle de hoje celebra o 116º aniversário da ativista sindical afro-brasileira, empresária e empregada doméstica Laudelina de Campos Melo”, destacou.

A homenagem traz ainda informações sobre a vida da poços-caldense que se tornou símbolo da luta das trabalhadoras domésticas. Ela fundou em 1936 a primeira associação de trabalhadores domésticos do Brasil. Pioneira na luta pelos direitos dos trabalhadores brasileiros, Melo dedicou sua vida à luta contra a discriminação racial, de classe e de gênero.

Laudelina nasceu em 12 de outubro de 1904, em Poços de Caldas. Sua mãe trabalhava como empregada doméstica e ela passou a exercer a mesma profissão ainda adolescente.

No processo, ela testemunhou em primeira mão o racismo, as más condições de trabalho e a exploração enfrentada por tantos trabalhadores, incluindo sua própria mãe. A experiência inspirou sua luta por mudanças.

Laudelina mudou-se para Santos em 1924 e envolveu-se em organizações locais com o objetivo de melhorar a vida dos negros brasileiros.

Em 1936, ela fundou a histórica Associação de Trabalhadores Domésticos, e mais tarde formou uma associação semelhante em Campinas, que passou a ser oficialmente reconhecida como sindicato em 1988.

Em 2015, o movimento de Laudelina por justiça alcançou mais uma vitória: quando o governo brasileiro aprovou uma legislação para estender os direitos trabalhistas às trabalhadoras domésticas.