Publicidade

A Prefeitura de Poços de Caldas retomou nesta semana o cadastramento para a castração de cães e gatos, após o serviço ser paralisado pelo atraso na entrega dos microchips de identificação.

Publicidade

O dispositivo tem informações que permitem à equipe do Centro de Controle de Zoonoses localizar o domicílio e o responsável pelo animal, caso ele se perca. A dificuldade de importação do material que vem da China, por conta da pandemia, foi a justificativa apresentada pela empresa responsável para o atraso na entrega.

Em função do feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, na segunda (12), o cadastro na próxima semana, será na terça (13), com a distribuição de 40 senhas, a partir das 8h, na Secretaria Municipal de Saúde (esquina das ruas Pará e Rio Grande do Sul). É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência do responsável pelo animal.

Com medidas de contingenciamento que incluem distanciamento, uso obrigatório de máscara e atendimento dividido em dois dias, 90 animais foram cadastrados nesta semana.

Clínicas Credenciadas

Cães e gatos são atendidos nas clínicas particulares credenciadas para a finalidade. Mesmo com a paralisação temporária dos cadastramentos, por conta da falta dos microchips, as cirurgias continuaram sendo feitas para os animais já cadastrados. São cerca de 8.300 cirurgias realizadas desde o final de 2017, quando o programa começou a atender.

No mesmo período, foram mais de 9.500 animais cadastrados. No ato do cadastro, o responsável pelo animalzinho escolhe uma das quatro clínicas credenciadas: Animal Zoo, no Country Club; Pet House, na Vila Nova; Dr. Darcy, no Caio Junqueira, e Associação dos Amigos e Protetores dos Animais, no Conjunto Habitacional.