Publicidade

O incêndio que atingia a Serra do Caracol, em Andradas, foi extinto, no último domingo (20). Bombeiros e voluntários trabalharam uma semana no local para conseguir colocar fim aos focos. A chuva que atingiu a região no domingo também contribuiu. Os militares estimam que a área afetada é de aproximadamente 502 hectares.

Publicidade

As chamas foram registradas pela primeira vez, já com ações de combate, no dia 14. Durante uma semana, os trabalhos foram intensos. Na manhã deste domingo (20), por volta das 11h, o fogo foi extinto.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início próximo do Pico do Gavião, atingindo uma parte da Serra do Caracol, onde a mata é densa e o relevo muito íngreme. O fogo por diversas vezes chegou a ameaçar a vida dos militares que estavam trabalhando no combate, dificultando o controle do incêndio.

Além dos bombeiros, a operação contou com o apoio da tropa especializada do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, de servidores da Prefeitura de Andradas, de aeronaves do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias reforça que provocar incêndio florestal é crime ambiental, com pena de 2 a 4 anos de prisão. “Estamos enfrentando um período crítico, com aumento no número de queimadas. Tenha consciência!”, destaca o comunicado.