Publicidade

O incêndio na Serra do Caracol, mais precisamente no Pico do Gavião, em Andradas, continua a mobilizar equipes de combate nesta sexta-feira (18). O Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas adotou como estratégia a montagem de um Posto de Comando na guarita de acesso ao Pico do Gavião e ainda conta com duas aeronaves.

Publicidade
Foco é combatido por diversas frentes (fotos: Corpo de Bombeiros)

De acordo com os bombeiros, o posto foi montado em local que possui estrutura física com telefone e internet, facilitando assim o planejamento, controle e lançamento dos recursos em campo. Nesta sexta-feira 20 pessoas estão trabalhando diretamente no combate ao incêndio, divididas em três frentes, sendo 11 bombeiros militares, com oito deles são da 1ª Cia e três do Pelotão de Combate a Incêndios de Belo Horizonte. Os demais são voluntários.

Ainda na manhã desta sexta dois helicópteros, um do Corpo de Bombeiros e outro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) tripulado por policiais militares, fazem o combate direto às chamas com aplicação de água através do Bambi Bucket. Trata-se de balde suspenso por cabo, que fornece água para o combate aéreo a incêndios. Cada balde possui uma válvula de liberação no fundo, controlada pela tripulação do helicóptero nos locais mais críticos.

Além disso, voluntários, tanto de Andradas quanto da região de São João da Boa Vista e Águas da Prata, estão no local para apoiar os trabalhos. O combate pode ainda contar com mais duas aeronaves, que podem chegar a qualquer momento.

A área total atingida não foi divulgada. Até quarta-feira já tinham sidos devastados 37 mil metros quadrados.