Publicidade

Pesquisadores do IF Sul de Minas localizaram uma espécie de perereca ameaçada de extinção. A Pithecopus ayeaye, popularmente conhecida como “perereca folhagem” e “perereca macaco”, foi encontrada no Morro do Ferro, no Planalto de Poços de Caldas.

Publicidade
Perereca ameaçada de extinção foi encontrada no dia 28 de janeiro em Poços

A espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção pela lista internacional de espécies ameaçadas, pois sua distribuição geográfica é relativamente restrita e seus locais de ocorrência sofrem impactos ambientais e estão se tornando cada vez mais reduzidos. Dessa forma, os trabalhos noturnos de campo para registro da anurofauna começaram em setembro de 2019 e se estenderam até maio de 2020.

A equipe do projeto encontrou a espécie após percorrer uma área de aproximadamente 500 mil metros quadrados, em quase 40 dias de amostragem,  já no final da estação reprodutiva, em janeiro de 2020. A discente Bárbara Marcondes, que esteve presente em quase todas as campanhas de campo, disse ter se sentido eufórica e muito emocionada ao registrar a espécie tão esperada: “A sensação foi única. Sabe quando uma criança ganha um presente? Seus olhos brilham e o coração se enche. Foi assim que me senti!”.

“Embora eu tenha a sensação de dever cumprido, fico preocupado por registrar a espécie em condição não ideal e ansioso para novos registros fotográficos da Pithecopus ayeaye”,disse o aluno e fotógrafo da equipe, Ederson Godoy, .

Foram 40 dias de trabalho de campo para encontrar a espécie

Apenas quatro adultos da espécie foram registrados, sendo três machos e uma fêmea, além de girinos em algumas poças temporárias. O discente Roosevelt, gestor ambiental graduado pelo Campus Poços de Caldas, acredita que “possam existir outros locais no Planalto de Poços de Caldas com potencial para a ocorrência da espécie, mesmo estas áreas estando sob desrespeito de normas de proteção ambiental”. A equipe também registrou, durante os trabalhos de campo, a presença de gado pastando livremente e maquinário para cortes de eucaliptos nos arredores dos sítios reprodutivos da espécie. “É muito triste percebermos que uma espécie tão vulnerável e tão linda esteja confinada em uma área tão reduzida e sob ameaças tão iminentes. Ficamos sem saber como agir para a sua proteção, já que a área é de domínio privado”, afirma Mireile Reis dos Santos, professora e pesquisadora do instituto.

Embora o foco do projeto tenha sido a Pithecopus ayeaye, a equipe também registrou, na região, outras espécies endêmicas do Planalto de Poços de Caldas e também pouco conhecidas, como Bokermannohyla vulcaniae e Scinax caldarum.

Outras espécies raras foram localizadas ao longo do projeto

A descoberta aconteceu dentro estudo de ecologia e conservação aprovado em 2019, financiado pela instituição britânica Rufford Foundation e IF Sul de Minas – Campus Poços de Caldas.