Publicidade

A Polícia Militar, através da Patrulha Rural, apreendeu na noite de quarta-feira (17) 46 cabeças de gado na Estrada da Cachoeirinha. A documentação apresentada aos policiais possui indícios de falsificação.

Publicidade
Animais estavam divididos em dois caminhões (fotos:PM)

A abordagem faz parte da operação Safra Segura. Os motoristas contaram que carregaram os caminhões em uma fazenda na cidade de Botelhos, por volta das 17h30. Em um veículo havia 18 animais e 28 no outro.

Como a fiscalização sanitária é de competência do Instituto Mineiro De Agropecuária (IMA), foi feito contato com o coordenador regional que, ao averiguar a Guia de Transporte Animal (GTA) e a nota fiscal, apontou diversos indícios de adulteração.

O dono do gado alegou que, em razão de problemas com a rede elétrica, não foi possível a emissão dos documentos. As divergências podem ter ocorrido por erros materiais e humanos ao escanear as notas, pois os funcionários das fazendas podem ter trocado os papeis. Ele ainda disse que decidiu realizar o transporte para evitar o sofrimento dos animais, que estavam presos desde as 6h.

O gado foi encaminhado a um curral parceiro do IMA. O dono dos animais foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia por falsificação de documento público e de documento particular. Os motoristas foram citados no boletim de ocorrência, como testemunhas, e liberados em seguida.