Publicidade

Os crimes de estelionato praticados pela internet tem se tornado cada vez mais comuns em Poços de Caldas, especialmente em operações comerciais. Somente no último domingo (14), três pessoas em Poços e uma em Andradas foram lesadas pelas ações de criminosos. Apenas no último caso o crime não foi virtual.

Publicidade

Em Poços, um homem procurou a polícia após anunciar um veículo para a venda no site OLX. Ele conta que minutos depois de publicar o anúncio, recebeu uma ligação de um suposto funcionário da empresa, que confirmou alguns dados e pediu informações sobre uma mensagem de texto que foi enviada para o celular da vítima. Ao passar, percebeu que havia perdido o acesso ao Whatsapp e descobriu que o autor estava enviando mensagens para todos os seus contatos pedindo depósitos ou transferências. A PM não informou se algum contato realizou a transação.

Poucas horas depois, um segundo homem procurou a PM com um caso parecido. De acordo com a vítima, ele teria feito uma transferência bancária de mil reais para a compra de um aparelho celular. Após a transação bancária ser realizada e ele ter informado ao autor, o anuncio foi retirado do site.

A vítima tentou contato com a loja que teria anunciado o produto, mas foi informada que pessoas estariam usando o nome da empresa para praticar fraudes pela internet.

No terceiro caso, um homem contou que recebeu uma mensagem de um amigo, pelo Whatsapp, pedindo dinheiro. Acreditando ser a pessoa, efetuou o depósito bancário no valor de R$ 500,00. Somente depois de efetivar a transação bancária a vitima percebeu o golpe.

Andradas

Em Andradas também foi registrado um caso de estelionato. Um idoso recebeu uma ligação telefônica de um individuo pedindo resgate de R$1.150 pelo sequestro de sua filha. A vítima foi coagida a não acionar a Polícia Militar, sob ameaça de morte da suposta sequestrada. Em seguida, combinou o local para a entrega do resgate. No local combinado, um homem de capacete e máscara em uma motocicleta de cor escura pegou o dinheiro e foi em direção ao centro da cidade. A vítima se deslocou ao local de trabalho da filha e, ao encontrá-la, percebeu que se tratava de golpe.