Publicidade

Têm início no próximo dia 21 as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) para interessados em concorrer às vagas em universidades públicas de todo o país. A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma dessas instituições e oferece oportunidade de formação superior gratuita em 116 cursos, em 16 cidades mineiras. Ao todo, serão ofertadas 6.215 vagas para ingresso em 2020. Do total de vagas, 80 são para o curso de Pedagogia ministrado em Poços de Caldas.

Publicidade

Além de concorrer por meio do Sisu, o candidato poderá fazer a inscrição também pelo site da UEMG, utilizando as notas obtidas nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018 ou 2019. Para esse sistema, as inscrições terão início no mesmo dia 21 e se encerram em 31 de janeiro.

Os dois processos de inscrição são independentes, de forma que o candidato pode se inscrever em ambos simultaneamente, seja para aumentar a possibilidade de classificação ou escolher diferentes opções de cursos. Caso seja aprovado nas duas inscrições, terá que optar por uma das vagas.

Já para aqueles que desejam concorrer por meio do programa de reserva de vagas da instituição (Procan), todas as modalidades estão disponíveis apenas por meio do Sisu.

Cotas

A UEMG reserva 50% de suas vagas de graduação para o Procan, programa de ações afirmativas que destina oportunidades para as seguintes categorias socioeconômicas:

  1. Candidatos que, simultaneamente, cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo e que pertençam a um dos seguintes grupos:
  2. Negros = 1.234 vagas (21%)
  3. Quilombolas = 174 vagas (3%)
  4. Indígenas = 174 vagas (3%)
  5. Ciganos = 150 vagas (2%)
  6. Demais candidatos que não se enquadram nos grupos anteriores, mas cursam ou são egressos de escola pública = 927 vagas (16%)
  7. Pessoas com deficiência = 319 vagas (5%)

Bônus de regionalidade

Candidatos que moram nas cidades onde a UEMG possui unidade acadêmica, ou nas cidades que estejam a até 150 km de distância delas, podem fazer a adesão ao programa de bonificação regional. Ao escolher essa modalidade – também disponível apenas por meio do Sisu –, o candidato terá sua nota acrescida em 15%. O programa busca atender a demanda regional por qualificação da população onde a instituição se faz presente.