Publicidade

Toda terça-feira, o atendimento no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste, é estendido para a realização do mutirão de ultrassom. Até as 22h são atendidos pacientes previamente agendados, além da realização de plantões de atendimento aos sábados também.

Publicidade

O ultrassom é um exame utilizado para diversos diagnósticos: mama, obstétrico, ortopédico, próstata, escrotal/testículos, transvaginal, articulação, tireoide, aparelho e vias urinárias e rins, fígado, pélvico, inguinal, cervical, pescoço, sub mandibular, partes moles e de abdômen – total, superior, parede e inferior pélvico.

Secretários de Saúde com parte da equipe do Hospital da Zona Leste

No Hospital da Zona Leste são realizados, em média, 450 exames de ultrassom por mês. Deste número, pelo menos 200 são feitos nestes atendimentos em horário estendido. “A intenção é realmente atender esta demanda reprimida e a gente percebe que este horário também é mais bem aceito pelos pacientes, que não precisam perder dia de trabalho ou desmarcar outros compromissos, por conta do agendamento”, explicou o mastologista e diretor técnico do HZL, André Luiz Pimentel Gouvêa.

A ultrassonografia obstétrica é um exame constante do acompanhamento pré-natal oferecido pelo SUS. O Guia Municipal de Pré-Natal de Risco Habitual para a Atenção Básica, baseado em literatura do Ministério da Saúde, prevê duas ultrassonografias, uma no primeiro trimestre da gestação ou até a 13ª semana, e outra, entre a 18ª e a 22ª semana de gravidez. Já os demais exames de ultrassom são feitos por meio de encaminhamentos de médicos das unidades básicas de saúde e de especialistas do SUS. “Como são procedimentos previamente agendados, contamos com a assiduidade dos pacientes, porque só com a presença deles é que de fato podemos efetivar mais esta ação que visa a melhoria da assistência prestada”, disse o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Em caso de dúvidas, é importante procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência, para se informar e buscar atendimento.