- Publicidade -
17.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

URGENTE | Hemocentro precisa de sangue do grupo negativo

- Publicidade -

Nesta terça-feira (12), a unidade de Poços de Caldas da Fundação Hemominas vai estender o atendimento também para o período da tarde, das 16h às 20h, para receber doadores de sangue. A necessidade é principalmente por doadores do grupo negativo: A, B, O e AB.

“Muitos pacientes utilizaram sangue do grupo negativo nos últimos dias e por isso nosso estoque foi zerado. Diante desta necessidade, a Fundação Hemominas vai abrir excepcionalmente nesta terça à tarde, com o intuito de normalizarmos a situação. Agradeço aos servidores pela disposição em trabalhar neste momento e a todos que sempre contribuem conosco”, disse a coordenadora e gerente técnica da unidade, Cibele Angélica de Souza Spina.

- Publicidade -

A Hemominas em Poços funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Quarta-feira também tem coleta à tarde, das 16h às 20h. No primeiro sábado de cada mês, a coleta é das 7h às 11h30. O serviço funciona na Avenida José Remígio Prézia, 303. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300. Além de Poços, a unidade local da Hemominas atende a 12 hospitais da região.

Importante saber

- Publicidade -

A doação dura em média, de 40 a 50 minutos, incluindo todo o processo de avaliação médica, alimentação e hidratação. Homens podem doar a cada três meses e mulheres, a cada quatro meses. No caso dos homens, são retirados 450 ml de sangue e das mulheres, 410 ml, quantidades seguras e que não causam riscos ou fazem falta ao organismo de quem doa. Antes do procedimento, os doadores recebem orientações, passam por rápida testagem hematológica e recebem um lanche, disponibilizado também após a doação.

Para doar é necessário ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Há ainda outras regras, como não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses. Quem tomou algum tipo de vacina deve aguardar pelo menos 48 horas para fazer a doação. No caso da vacina contra o sarampo, a orientação é, fazer a doação antes de se vacinar ou, esperar pelo menos quatro semanas, caso já tenha sido imunizado. Já quem foi diagnosticado com sarampo, precisa aguardar 21 dias após a cura, para fazer a doação. No caso dos menores de 18 anos é necessário ir acompanhado de um responsável ou levar a autorização para doação, assinada. É obrigatório que o doador apresente documento oficial com foto.

- Advertisement -

O post URGENTE | Hemocentro precisa de sangue do grupo negativo apareceu primeiro em Poços Já Cidade.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!