Publicidade

Em um caso sem precedentes na história do Hospital, nesta quarta-feira (28), uma equipe de seis médicos da Santa Casa realizou o parto da pequena Micaela, que nasceu com 50 centímetros e 3.515 kg. O parto foi delicado por causa da situação da mãe, Elaine Cristina Liparini, de 34 anos, que sofre de obesidade mórbida, pesando 278 quilos.

Publicidade
Parto foi realizado com sucesso (foto: Divulgação)

Por causa dos riscos da cirurgia, tudo foi preparado com muita cautela pela equipe da Maternidade da Santa Casa de Poços de Caldas. A enfermeira Patricia Pavesi, com antecedência, reservou vaga no Centro Cirúrgico e deixou tudo organizado.
A equipe da Santa Casa que realizou a cirurgia contou com o anestesista Júlio Cardoso, os ginecologistas Daniel Incrocci, Macario Neto, Caroline Vilela, Valéria Reis, Danilo Ribeiro e o cirurgião Rafael Nacarato.
Micaela nasceu às 8h24. Após a cirurgia, a turma do berçário organizou a recepção à recém-nascida, juntamente dos pediatras Lézio e Carol Danza.
“A Elaine foi internada na terça-feira para avaliação pré anestésica e controle pressórico. Moradora de Andradas, realizou pré-natal em sua cidade de origem, em conjunto com o pré-natal especializado no Hospital da Zona Leste, com a doutora Tânia Brandão. Devido ao quadro de obesidade mórbida e descontrole pressórico, a paciente foi submetida a cesárea eletiva. Tudo correu maravilhosamente bem devido ao grande trabalho do hospital e o parto foi um sucesso, ainda mais levando em conta que é um caso sem precedentes”, explica Daniel Incrocci.
A nova mamãe conta que, mesmo sabendo dos riscos de engravidar em sua condição, sempre acreditou no trabalho de todos que a ampararam desde o início da gravidez. “Passamos por várias situações difíceis, ainda mais por eu já ter um pequeno dentro de casa e ter o risco de ter outro bebê, mas a gente sabe que Deus não faz coisas erradas. Eu já vim segura para onde eu estava sendo mandada. A Santa Casa é um ótimo lugar, acolhedor. A estrutura daqui é muito boa e o fato de saber que ia ser operada pelo Dr. Daniel me deixou mais calma. Quero agradecer a ajuda da Dra. Fernanda Pam e de todos que me ajudaram. Agora é só curtir essa benção que é a Micaela”, conta Elaine.

O problema da obesidade mórbida

A Organização Mundial da Saúde estima que 1,9 bilhão de adultos tenham sobrepeso, sendo 600 milhões com obesidade. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada ano são 1 milhão de novos casos de obesidade no país e a cada 15 anos dobra a taxa de obesos.
Nos últimos anos, a Santa Casa de Poços de Caldas se tornou uma grande referência no que diz respeito a cirurgias de redução de peso. Desde 2013, o Hospital realizou 754 cirurgias. Em 2018, a instituição bateu recorde com mais de 152 cirurgias bariátricas, além de pela primeira vez realizar cirurgias de redução de pele, foram 22 durante o ano. Tudo realizado através de atendimento SUS.