Publicidade

Poços de Caldas está entre as dez cidades brasileiras, com mais de 100 mil habitantes, que tiveram melhores resultados com relação à vulnerabilidade de jovens. Os dados foram divulgados pela Unesco em dezembro do ano passado, com dados do ano de 2015.

Publicidade
Ranking lista 10 cidades, da pior para a melhor, nas primeiras posições do estudo

O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017 (IVJ 2017) é um indicador, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que agrega dados relativos às dimensões consideradas chave na determinação da vulnerabilidade dos jovens à violência, tais como taxa de frequência à escola, escolaridade, inserção no mercado de trabalho, taxa de mortalidade por homicídios e por acidentes de trânsito. É considerada população jovem indivíduos com idades entre 15 e 29 anos.

No ranking Poços de Caldas é colocada na quinta posição, mas, é a primeira de Minas Gerais classificada e a única entre os 10 primeiros. O índice de 0,204 é o mesmo de Mogi Guaçu (SP), que recebeu o quarto lugar com critérios de desempate. São Caetano do Sul (SP) é a primeira classificada do ranking.

Os números levam em considerações dados estatísticos de 2015. Ao todo foram analisados 304 municípios, e mesmo fora dos dez melhores municípios,  Pouso Alegre está em uma boa colocação diante do quadro, em 24ª posição. Já Varginha, que atualmente alcança a 81ª posição, está entre as cidades que apresentaram  acentuados aumentos de violência.