Publicidade
Mutirão de Catarata, realizado em parceria pela prefeitura de Poços de Caldas o Cismarpa, pretende atender até dezembro mais de mil pacientes.
Mutirão de Catarata, realizado em parceria pela prefeitura de Poços de Caldas o Cismarpa, pretende atender até dezembro mais de mil pacientes.

Até outubro deste ano foram atendidas mais de 800 pessoas pelo Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas, realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cismarpa),  em parceria com a  Prefeitura de Poços de Caldas. Mais dois procedimentos coletivos de cirurgias estão previstos para 2013, sendo um já com data confirmada para 20 de novembro. A expectativa dos organizadores do mutirão é que até dezembro mais de mil pacientes sejam atendidos.

Publicidade

Nesta quarta-feira (30), 120 pessoas, todas de Poços de Caldas, realizaram cirurgia de catarata. Pela manhã, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, esteve mais uma vez no Hospital da Zona Leste, local onde desde 2009 são realizados os procedimentos cirúrgicos. A diretora do Cismarpa, Ceila Maria Sousa Mariano ,informa que naquela unidade de saúde são atendidos apenas moradores do município, porque a demanda local por cirurgias é muito grande.

Eloísio conversou com pacientes, que aguardavam para ser atendidos, e também com as equipes de enfermagem e médicos. O prefeito considerou muito boa a demanda de pessoas atendidas, porém, solicitou uma melhor comunicação entre os núcleos dos Programas Saúde da Família (PSF) e a coordenação do mutirão de cataratas,  para que mais pessoas possam ser beneficiadas.

A cirurgia de catara consiste na substituição do cristalino (lente natural dos olhos), que perde transparência, por uma lente artificial. A doença é natural entre pessoas com idade mais avançada e pode se agravar devido infecções na vista, uso indevido de medicamentos, doenças visuais contraídas e excessiva exposição ao sol.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas