Publicidade
Premiação foi divulgada em Alfenas
Premiação foi divulgada em Alfenas

O projeto de confecção de pufes da oficina de artesanato-reciclagem da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas (AADV-PC) foi contemplado com o troféu prata do Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social. 

Publicidade

A  cerimônia de divulgação dos classificados e dos premiados ocorreu no último dia 1º de outubro no poliesportivo da Universidade Unifenas, na cidade de Alfenas, e fez parte da programação do X Fórum de Responsabilidade Social realizado pela TV Alterosa, UNIFENAS e NETSU (Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário).

“É difícil exprimir em palavras a emoção sentida pela grande conquista desse prêmio”, diz Lúcia Megale, professora da oficina de artesanato da AADV-PC. “Isso representa o resultado de um trabalho de muita dedicação e carinho por parte dos alunos”, complementa a professora.

Cada pufe tem em sua composição 32 garrafas pet preenchidas com jornais e fitas e barbantes para amarrá-las. A produção é realizada pelos alunos deficientes visuais, sob a orientação da professora Lúcia e com a supervisão da terapeuta ocupacional da instituição, Janayna Angelini. Terminada a estrutura dos pufes, a finalização é feita por um profissional tapeceiro. Os banquinhos ecológicos e objetos de decoração são vendidos e o recurso revertido para a manutenção das atividades da própria oficina de artesanato. Há alunos que já estão produzindo os pufes para geração de renda em suas famílias.

“Estamos muito satisfeitos pelo importante reconhecimento do trabalho realizado pela AADV-PC. O prêmio coroa mais do que apenas uma atividade da  instituição, mas a dedicação e o zelo com que a produção de pufes é feita”, fala o vice-presidente Rodrigo Galhardi, que conclui parabenizando a todos pelo recebimento do troféu.

O Prêmio

O Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social reconhece projetos de alta relevância social regional. Podem se inscrever para concorrer ao prêmio empresas públicas e privadas, instituições, fundações, associações do terceiro setor e organizações não-governamentais com trabalhos sociais em andamento nos municípios do Sul e Sudoeste de Minas, nas áreas de educação, saúde pública, criança/adolescente e idoso, segurança, esporte, cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os projetos da edição 2013 foram escolhidos por uma Comissão Acadêmica Interdisciplinar, composta por profissionais das instituições de ensino da região.

Fonte: ACS AADV