Publicidade
Secretária de Saúde participou de capacitação para enfermeiros dos PSF e UBS
Secretária de Saúde participou de capacitação para enfermeiros dos PSF e UBS

As unidades básicas de saúde,  PSF ou UBS, passarão a realizar testes rápidos de gravidez e toxoplasmose. Para isso, as equipes de enfermagem das unidades passaram por uma capacitação na sede do Programa Materno Infantil, nos dias 11 e 12, com a presença da secretária municipal de saúde, Aparecida Linhares Pimenta, coordenação do PSF, coordenação do Programa Materno Infantil e do Programa Saúde da Mulher.

Publicidade

“A Secretaria Municipal de Saúde,  em parceria com o Ministério da Saúde, passará a oferecer o teste rápido de gravidez dentro da melhoria do atendimento à assistência pré-natal,  na diretriz da Rede Cegonha, que integra o atendimento da gestante, da puérpera e da criança menor de 2 anos”, informa a secretária. Ainda segundo Aparecida, a medida vai facilitar o atendimento da paciente , que vai saber com mais rapidez se está grávida ou não e, “como vamos trabalhar com o protocolo do Ministério da Saúde, confirmando a gravidez, as próprias enfermeiras podem solicitar os exames de assistência pré-natal . Então quando a mulher for para a primeira consulta com o médico, já terá em mãos o exame que confirma a gravidez e os demais exames laboratoriais , agilizando e melhorando o atendimento pré-natal”. Um dos exames é o que detecta a toxoplasmose, que também será realizado na unidade de saúde dos bairros. A realização deste exame é uma  prioridade no estado de Minas Gerais. Os testes estarão disponíveis a partir de 1º de outubro.

PSF

A Equipe de Gestão da Secretaria de Saúde está elaborando o Plano Municipal de Saúde, documento que terá as diretrizes para o período 2013-2016, e passará pela discussão e aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Entre as prioridades está a integração dos serviços e principalmente melhorar a capacidade da equipe de PSF de resolver os problemas de saúde dos moradores do bairro, no próprio bairro. “Uma parte importante dos moradores acabavam indo para Policlínica porque não tinha atendimento na unidade de saúde do bairro, e esta realidade está começando a mudar. Estamos organizando as equipes de PSF para que ali mesmo resolva grande parte dos problemas, ficando para a Policlínica o atendimento apenas quando a unidade do bairro está fechada, ou seja, à noite e nos finais de semana, ou em casos mais graves”, acredita dra. Aparecida.

A secretária destaca a importância do trabalho das equipes de saúde da família, particularmente em relação aos novos médicos dos PSF, que agora são servidores de carreira, aprovados em concurso público. “A maior mudança que o PSF teve este ano foi com relação aos médicos. Porque em 2012, de acordo com relatório que nos foi passado pela administração anterior, o médico ficava no PSF de duas a três horas, e agora fica sete horas. Essa é a grande mudança! Temos 26 médicos e todos trabalham em média 7 horas por dia. Então a partir do concurso, de mudanças do plano de cargos e salários, uma maior possibilidade de estabilização da equipe, houve a exigência do funcionamento da unidade 8 horas por dia e o médico presente 7 horas por dia. A partir disso, fazemos uma reorientação da clientela que gradativamente passará a confiar no seu médico da família e irá procurar sua unidade de saúde, deixando de ir à Policlínica”.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas