Publicidade

Poços de Caldas tem chances reais de receber um curso de Medicina, no campus local da Pontifícia Universidade Católica (PUC). A informação foi confirmada pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, no final da tarde desta quarta-feira (21). A implantação do novo curso é um anseio da comunidade regional e conta com o apoio da administração municipal.

Publicidade

Na última terça-feira (20), o diretor acadêmico da PUC Poços, Márcio Leandro Gonçalves, participou da audiência pública 01/2013, realizada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, no Ministério da Educação, em Brasília, que teve por objetivo divulgar os novos procedimentos para autorização de funcionamento de curso de medicina por instituições privadas.

“A informação que nós temos é que Poços de Caldas está inserida entre os 60 municípios com possibilidade de receber novos cursos de Medicina. Isto não foi oficialmente divulgado. Falta, ainda, a chancela do Governo Federal. A decisão final passa pela presidência da República e, caso se confirme, teremos a oportunidade de contar com um curso de Medicina. Continuamos com o trabalho junto ao Governo Federal para que esta conquista se concretize”, destacou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

O pró-reitor da PUC, Iran Calixto Abrão, reiterou que a instituição aguarda a definição do Ministério da Educação. Segundo ele, ainda não há um prazo definido para o anúncio final, mas a decisão deve ser breve. “Esperamos que Poços de Caldas seja contemplada”, afirmou.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço pontuou que este passo decisivo dependia de uma articulação política. “Quando acionados pela PUC, que tem o desejo de se tornar a sede de um curso de Medicina em Poços, imediatamente fizemos contato com os deputados Geraldo Thadeu (PSD/MG) e Odair Cunha (PT/MG), que estão empenhados nesta ação, e também enviamos interlocutores do nosso governo para conversas no Ministério da Educação, para que o município estivesse entre as cidades escolhidas”, explicou.

O pró-reitor da PUC informou que a instituição já conta com curso de Medicina no município de Betim e que, caso o curso em Poços de Caldas seja aprovado, terá o mesmo projeto pedagógico já implantado, que obteve nota máxima em avaliação do MEC.

“Solicitamos ao prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, enquanto presidente do Cismarpa (Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião do Alto do Rio Pardo) que levasse aos municípios que integram o consórcio a possibilidade de parcerias entre as Prefeituras e a instituição, já que o curso é voltado para o Sistema Único de Saúde”, ressaltou Abrão. Ele fez questão de enfatizar que o curso de medicina é uma demanda de toda a região.

Já o professor Márcio Leandro Gonçalves, que participou da audiência no MEC, informou que a implantação dos novos cursos de Medicina obedecerá as seguintes etapas: as universidades interessadas deverão aguardar a divulgação da lista de municípios pré-selecionados, posteriormente, deve haver a adesão do gestor do SUS no município e, por último, haverá um chamamento público para a manifestação de interesse das instituições de ensino e seleção das que obedeceram aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

Saúde e Educação
O Ministério da Educação mapeou 60 municípios que têm condições necessárias para ofertar vagas de graduação em Medicina. O MEC também apresentou novas regras para a abertura dos cursos. As iniciativas integram a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas, vinculada ao Programa Mais Médicos. O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço avalia que a ampliação na oferta de cursos de Medicina propicia o aumento de oportunidade para todos que têm interesse em seguir a carreira médica, além de se apresentar como solução para o problema da falta de médicos no SUS. “Com isso, juntam-se duas políticas: de educação e de saúde”, analisou.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas