Publicidade
Há 25 médicos trabalhando nas unidades de saúde
Há 25 médicos trabalhando nas unidades de saúde

A reorganização das Unidades de Saúde da Família de Poços de Caldas entra em nova etapa com a admissão de 34 profissionais das áreas de Saúde Bucal e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), com a contratação de dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.

Publicidade

Além disso, também foram contratados 28 enfermeiros, 56 técnicos de enfermagem, 28 administrativos e 28 profissionais de limpeza.

A admissão de novos profissionais segue normas da lei. Os profissionais contratados anteriormente estão sendo substituídos por concursados. No caso dos médicos, a Saúde contava com 28 deles atendendo nas Unidades de Saúde da Família no período anterior ao concurso, e cumprindo em média quatro horas de trabalho por dia. Agora, são 25 médicos trabalhando, sendo 20 médicos concursados, três contratados e dois oriundos do Provab/Ministério da Saúde. Eles atuam nas unidades de saúde com jornada de trabalho de sete horas por dia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há dificuldade no preenchimento total das vagas para médicos devido à baixa procura. “Apesar de o concurso público ter oferecido 34 vagas com salário de R$ 9.270, para uma jornada de oito horas por dia, não houve médicos interessados em preencher todas essas vagas, e este é o motivo de existirem unidades sem médicos”, informa a secretária municipal de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta.

Faltam médicos na USF Santana, na zona rural e para o atendimento fora de área. Além de cobrir estas unidades, a secretaria pretende colocar mais um médico na USF da Regional Sul, outro na USF Parque Pinheiro e um na Unidade Caio Junqueira. Nesta última, um novo médico iniciará o atendimento já na próxima segunda-feira (8).

Para preencher as vagas existentes nas demais unidades, a Saúde já está tomando providências para realização de um novo concurso para médicos e está fazendo contratações emergenciais para tentar cobrir as unidades que há falta deles.

“Toda a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em garantir atendimento de boa qualidade durante o período da manhã e da tarde nas Unidades de Saúde da Família, e está buscando médicos interessados em contribuir com este grande desafio de reorganizar o sistema de saúde do município, ampliando e dando resolutividade para o PSF, com objetivo de, no médio prazo, diminuir a procura da Policlínica e dos especialistas”, destaca a secretária.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas