Publicidade
Farmácia atende, em média, 700 pessoas por dia
Farmácia atende, em média, 700 pessoas por dia

A coordenação do Programa de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde informa que o sistema de senhas da Farmácia Central, localizada próximo à Policlínica, passará por modificações, visando o melhor atendimento aos usuários. O novo sistema irá emitir senhas preferenciais para idosos, gestantes e portadores de deficiência; e senhas normais. Outras senhas serão emitidas para atendimento de processos do componente especializado / alto custo, que são fornecidos pelo Estado.

Publicidade

Hoje, os usuários contam com 50 cadeiras para aguardarem o atendimento, que já é feito através de senhas, por ordem de chegada. São quatro guichês de atendimentos preferenciais e normais e um guichê para o componente especializado/alto custo.

São atendidas em média, 750 pessoas por dia, número medido em levantamento de janeiro à primeira quinzena de abril, pelo sistema  eletrônico de senhas.  Pelo mesmo método, é possível medir o tempo de espera e, neste mesmo período, a coordenação da Farmácia Central apurou um tempo médio de 15 minutos de espera.

“Excepcionalmente  devido a imprevistos, pode haver espera maior de, no máximo, 40 minutos, principalmente nos  horários de pico, entre 8 e 9h da manhã, e por volta das 14 horas”, informa Gislaine Manuci,  coordenadora da Farmácia Central.

A Secretaria Municipal de Saúde possui outros projetos para a assistência farmacêutica no município. Um deles é a ampliação do espaço físico, com a mudança da Farmácia Central para o prédio da Policlínica, quando a UPA estiver em funcionamento.  Com isso,  haverá um aumento dos guichês e de atendentes e maior número de cadeiras para os usuários.

Outra ação será ampliar o acesso aos medicamentos nas Farmácias Regionais (sul, leste e  centro-oeste) , trazendo mais  facilidade para os usuários. Também haverá uma maior organização dos dispensários de medicamentos básicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS e PSF), conforme a Política Nacional de Medicamentos e a Política Nacional de Atenção Básica. Aliado a estas ações, haverá a garantia de  abastecimento , num esforço da Prefeitura, através de seu Setor de Compras,  realizando licitações / pregões  com maior agilidade (procedimentos que já vêm sendo executados desde janeiro). “Desde o inicio do ano, a prefeitura está tomando medidas para garantir o atendimento da população nas farmácias, pois a situação encontrada era de desabastecimento em todas as unidades”, destaca dra Aparecida Linhares, secretária de Saúde.

Rede de farmácias

A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas fornece medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde, através das quatro farmácias municipais e nos dispensários de medicamentos das Unidades Básicas de Saúde.

Farmácia Central,  que funciona de 8h às 17 h. Nesta farmácia são dispensados todos os grupos de medicamentos, desde  os básicos para tratamento das doenças mais frequentes  até  os controlados (psicotrópicos), cujas receitas  ficam retidas na farmácia e necessitam de registro de controle especial.

Além disso, são feitos os atendimentos dos processos encaminhados para a Secretaria Estadual de Saúde, do chamado medicamento de “alto custo”, o componente especializado da assistência farmacêutica.

Os materiais entregues para os diabéticos que usam insulina, também estão na Farmácia Central. Eles são entregues apenas aos pacientes cadastrados. O aparelho e as tiras são fornecidos pelo  Estado, e o município  faz  a entrega.

“As regras de quantidade e período de entrega são decididas pelo Estado em acordo com os municípios. Desde janeiro deste ano, o Estado está trocando a marca dos aparelhos e das tiras, o que provocou período de desabastecimento. Após a normalização da entrega dos aparelhos em quantidade suficiente, as farmácias nas regiões também farão a distribuição das tiras”, informa Gislaine Manuci.

As outras farmácias são regionais, e fazem a  entrega dos mesmos medicamentos padronizados (básicos e dos controlados), da Farmácia Central. Além disso, as Unidades Básicas fornecem medicamentos para os usuários com hipertensão e diabetes, e do Programa de Saúde da Mulher.

As outras farmácias do município são:

-Farmácia da Zona Leste –  localizada no Hospital da Zona Leste

-Farmácia da Zona Sul – localizada no Hospital Margarita Morales

-Farmácia da Zona Oeste – localizada no bairro São Jorge

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas