Publicidade
Ministério da Saúde pode prorrogar o prazo
Ministério da Saúde pode prorrogar o prazo

A campanha de imunização contra a gripe termina na próxima sexta-feira,26. De acordo com a coordenadora da Rede de Imunização, Dinorah Russo, o movimento tem sido intenso. Só nesta segunda-feira, 22, a Central de Vacinas atendeu mais de 500 adultos.

Publicidade

Além da Central, há dez postos de vacinação: BS Country Club, UBS São Jorge, Hospital da Zona Leste, e os PSF Regional Sul (bairro São Sebastião), Nova Aurora, Chácara Alvorada, Santa Rosália, Vila Nova, São José e Esperança 2.

Devem ser vacinados idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores da saúde, mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias, doentes crônicos de dois a 59 anos e gestantes.

O segmento menos presente nas últimas campanhas foi o das gestantes. O motivo é o receio que a maioria tem de receber a dose. A coordenadora explica que não há perigo. “O vírus está inativo, não causa a doença. Pode acontecer só uma pequena reação, como febre leve e dor no local da aplicação.”

No último sábado, 20, foi realizado o Dia D da campanha, mas a procura foi fraca. “Em campanhas de bebês, conseguimos nove mil doses no Dia D. Dessa vez, foram somente 3.683 pessoas”, explica Dinorah Russo.

A meta é de vacinar 32.577 pessoas. Ano passado, o público alvo era composto por 22 mil, já que as mulheres com filhos recém nascidos e os doentes crônicos não estavam no grupo. Foram imunizadas 79%. Caso a meta não seja atingida até o fim da campanha, o Ministério da Saúde deve prorrogar o período de vacinação.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas